Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 2 de 35Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 3 de 35Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 4 de 35Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 5 de 35Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: atelierdacosta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Casanova
  • Autor: Hugo Barros
  • Equipe: José Pedro Matos, João Borges
  • Elevador: Grupnor
  • Construção: Alberto Sá Moreira
  • Engenharia Estrutural: Abílio Rodrigues
  • Engenharia Elétrica: RG4E
  • Cliente: ORTO - M
  • Texto: Hugo Barros
  • Cidade: Canidelo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 22 de 35
© Tiago Casanova

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um banco para ser transformado numa clínica dentária; o programa dado sugeria a necessidade de compartimentalizar o espaço, lidando apenas com a existência da estrutura e das paredes perimetrais. 

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 20 de 35
© Tiago Casanova

Todo o Homem é diferente mas biologicamente semelhante. A partir da visão do cliente, cada Homem deverá ter um tratamento único e personalizado nesta clínica, mas, para isso, cada gabinete médico deverá ter condições semelhantes. A regra é baliza para o enquadramento da irrepetibilidade. A mesma clínica e os mesmos clínicos devem ser capazes de criar várias e únicas consultas todos os dias.

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 29 de 35
Axonométrica

Por isso, o principal requisito prendeu-se com a existência de luz natural em cada um dos 5 gabinetes médicos, embora não fosse possível que todos estivessem contíguos à fachada exterior, tendo em conta a sua largura. Para além disto, os médicos falaram-nos sobre o fenómeno da claustrofobia aquando do tratamento. Relembrando Anthony Vidler nos seus textos sobre a importância dos diagnósticos de claustrofobia e "agoraphobia" no advento do movimento moderno, uma pergunta se levanta: estarão as suas premissas falidas?

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 10 de 35
© Tiago Casanova

De acordo com o cliente, juntamente com a necessidade clara de subdivisão do espaço, a de continuidade visual e de profusão de luz eram prioritárias. Para desenhar a massa construída, foram usadas três tipos de superfícies verticais: paredes opacas ( alcatifa, gesso cartonado e alumínio), paredes de vidro e cortinas. A maior parte da massa construída é formada por um conjunto desenhado com paredes de vidro, dividindo e ligando, moldando o tempo, multiplicando o espaço e as suas realidades.

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 4 de 35
© Tiago Casanova

O uso do vidro - "este isolante, este milagre do fluído cristalizado", "este incolor, inodoro, não degradável" ( Baudrillard, 1969), “moral e higiénico” (Teyssot, 2010) material, - tornou-se numa condicionante de projecto por razões muito prosaicas - e, para se manter prosaico, as suas extremidades são redondas, facilitando o trânsito suave de carrinhos médicos, cadeiras de rodas, entre outros em movimento numa clínica. 

Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA - Imagem 21 de 35
© Tiago Casanova

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4400 Canidelo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Dentária - Gaia / ATELIERDACOSTA" [Dental Clinic - Gaia / ATELIERDACOSTA] 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775383/dental-clinic-gaia-atelier-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.