O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. RVdM Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos
Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Gafanha da Encarnação, Portugal
  • Autor

    Ricardo Vieira de Melo
  • Equipe de Projeto

    Ricardo Senos, Damião Santos, Ânia Abrantes, Nuno Marques
  • Área

    269.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena largura do terreno disponível – menos de 6 metros, – e o desejo expresso pelo cliente de organizar o piso térreo apenas com espaços de serviço, exigiram uma resposta tipológica que organiza a habitação essencialmente nos dois pisos superiores. O volume habitacional flutua sobre os muros vizinhos.

© José Campos
© José Campos

A casa tira partido das duas frentes, nascente e poente. De um lado o sol, do outro as magníficas vistas para a Ria de Aveiro. Nesse sentido, a partir do 1º andar, o programa é desenvolvido sempre de uma forma simétrica a partir da escada central.

© José Campos
© José Campos

Uma certa axialidade, que domina a casa, a partir do centro de acessos verticais, propõe compartimentos para as extremidades. A sala comum estende-se entre os dois quadrantes, desde poente até nascente em parceria com a cozinha. Assumindo o seu posicionamento nuclear, a sala expande-se também na vertical, através de um duplo pé-direito, que ajuda a organizar o nível superior e confere unidade ao conjunto dos pisos.

© José Campos
© José Campos

No piso superior desenhou-se o programa mais privado da casa. Dois quartos, um para cada quadrante, e dois espaços complementares unidos por uma ponte metálica que vence o vazio criado pela sala.

Corte
Corte
Corte
Corte

A articulação entre cheios e vazios, que acontece tanto no interior como no exterior, desmonta a aparente estabilidade que a forma estereotipada da casa apresenta. Conseguem-se assim espaços mais ricos e iluminações naturais inesperadas.

© José Campos
© José Campos

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos" [House in Bela Vista / RVdM Arquitectos] 14 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775290/casa-na-bela-vista-rvdm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.