O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Canadá
  5. Hariri Pontarini Architects
  6. 2013
  7. Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects

Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects

  • 11:00 - 14 Outubro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects
Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects, © Nikolas Koenig
© Nikolas Koenig

© Nikolas Koenig © James Brittain © Tom Arban © Nikolas Koenig + 27

  • Equipe

    Doron Meinhard, Siva Thiruvampalam, Jeff Strauss, Howard Wong, Patrick Cox, Michael Attard, Dominique Cheng, Jimmy Cho, Michael Conway, John Cook, Gustavo Corredor, Jimmy Farrington, Joanne Heinen, Andrew Jones, Caroline Kim, Sam Laffin, Rico Law, Noberto Rodriguez, George Simionopoulos, Marco Travaglini, Eric Tse, Rolando Valentin
  • Mais informações Menos informações
© Nikolas Koenig
© Nikolas Koenig

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma grande escola de negócios tem três dimensões: ela deve atrair, deve inspirar e deve construir um rico senso de comunidade. Portanto, quando Hariri Pontarini Architects (HPA) foi escolhido a partir de um concurso internacional para projetar o novo edifício Richard Ivey para a Escola de Negócios Ivey da Universidade Ocidental, o objetivo era criar um ambiente que permitisse que a escola fosse competitiva no cenário global e ao mesmo tempo celebrasse a arquitetura e o patrimônio gótico da universidade, acrescentando um edifício de assinatura para a cidade canadense Londres.

© James Brittain
© James Brittain

Abordagem conceitual

Conceituada como um geodo rochoso, o edifício usa pedras para expressar uma forte sobriedade exterior que se relaciona com a forma e materialidade que é conhecida no campus, enquanto o quadrado central verde, cheio de vida e calor, foi preservado para a experiência interior da escola.

© Nikolas Koenig
© Nikolas Koenig

Projeto

HPA abordou o projeto de dentro para fora, capturando o que é significativo e singular sobre a Escola de Negócios Ivey para a comunidade e refletir a sua abordagem única de aprendizagem baseada em equipes. A estrutura de três pavimentos usa um quadrilátero central como elemento organizador primário, com um hall e salão com a altura total do edifício que ancora a circulação principal. A distribuição das vinte salas de aula e de estudos foram posicionadas em torno deste quadrado central, incentivando a interação e colaboração dentro e fora das salas de aula.

© Nikolas Koenig
© Nikolas Koenig

Uma transição gradativa do ativo ao contemplativo informa a distribuição dos elementos adicionais do programa; a ala oriental contém a entrada principal, o anfiteatro, e o Grande Hall. Do outro lado, os espaços se tornam cada vez mais silenciosos ao se aproximar da Biblioteca.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Os materiais - pedra, concreto, vidro, cobre, aço e madeira - foram selecionados pelas suas qualidades elementares e intemporais do edifício.

© Tom Arban
© Tom Arban

Um senso de espaço

A localização do edifício Ivey em um canto ativo da Western Road e Brescia Road, um cruzamento importante, cria um edifício de assinatura, icônico, com vista para a rótula principal do campus e para os jardins ao norte, em uma localização estratégica dentro do campus, entre o núcleo do campus principal e as faculdades periféricas. Nosso projeto, baseado no arquétipo de concepção em torno de um quadrilátero, criou um edifício que é econômico, otimiza a luz natural e minimiza a sua pegada de carbono.

© James Brittain
© James Brittain

As conexões funcionais com a cidade e a universidade foram melhoradas através da clarificação de estacionamento e de acesso: estacionamento de alunos ou professores possuem um caminho claro a partir do oeste da entrada principal, e o estacionamento para visitantes, a partir da estrada de serviço ao leste, onde também estão, discretamente, as áreas de manutenção do edifício. A área de estacionamento de bicicletas fica perto da entrada, além de um caminho que leva diretamente ao ponto de ônibus principal, fornecendo conexões diretas e seguras para a entrada do edifício. 

© Alina Cornea
© Alina Cornea

Paisagismo

Inspirado pela reputação da cidade de Londres como a "Cidade Floresta", a abordagem principal do edifício está alinhada com as árvores. A paisagem existente foi preservada e melhorada, especialmente o arco de árvores ao longo da Brescia Road. A Western Road foi reforçada pela implantação do edifício, enquanto a sua natureza em movimento rápido também foi reconhecida por um muro verde de pedra que cria um isolamento acústico. A paisagem do perímetro restante do edifício é tranquila, é um espaço ideal para "pensar em movimento".

© Alina Cornea
© Alina Cornea

Sustentabilidade e Acessibilidade

Algumas estratégias e tecnologias foram empregadas para alcançar um projeto sustentável. Janelas com baixa emissão de argônio em esquadrias térmicas, sensores de ocupação de iluminação e de recuperação de calor com a ajuda de ar ventilado melhoram o desempenho energético em 51%. 

© Maris Mezulis
© Maris Mezulis

Recursos eficientes nos banheiros reduzem o uso de água potável em 58% e o paisagismo que favorece as espécies nativas são parte de uma estratégia que se estende à sensibilidade da "Cidade Floresta" em todo o terreno. O edifício está registrado e é esperado para alcançar a certificação LEED Gold.

© Tom Arban
© Tom Arban

Comunidade e Identidade

O novo edifício Richard Ivey apoia a comunidade Ivey em todas as escalas e reforça a assinatura Ivey por ancorar a educação na comunidade. Construído para a contemplação silenciosa, bem como a colaboração, o projeto do HPA atrai, inspira e une a escola. O novo edifício respeita o passado usando uma abordagem contemporânea de materiais atemporais que ecoa a tradição do campus da Universidade Ocidental. 

© Nikolas Koenig
© Nikolas Koenig

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Hariri Pontarini Architects
Escritório
Cita: "Edifício Richard Ivey / Hariri Pontarini Architects" [Richard Ivey Building / Hariri Pontarini Architects] 14 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775103/edificio-richard-ivey-hariri-pontarini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.