Casa Sperone / Studio Metrocubo

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 2 de 28Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 3 de 28Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 4 de 28Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 5 de 28Casa Sperone / Studio Metrocubo - Mais Imagens+ 23

Novigrad, Croácia
  • Equipe De Projeto: Zeljko Mohorovic, Ana Grbac, Iva Buljan
  • Colaborador: Ivana Mohorovic
  • Engenharia Estrutural: Proing d.o.o.
  • Engenharia Elétrica: SPI d.o.o.
  • Instalações Mecânicas: Izoterma d.o.o.
  • Sistemas Da Piscina: Marana d.o.o.
  • Proteção Incêndio: Ing.Labos. d.o.o.
  • Cidade: Novigrad
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 4 de 28
© Jan Stojkovic

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sperone está localizada na cidade antiga de Novigrad (Croácia) , dentro das muralhas medievais, na costa do Mar Adriático. No local havia uma antiga discoteca chamada Sperone que foi completamente demolida, além de ser conhecida no imaginário popular como as antigas adegas de vinho da cidade. O proprietário queria construir uma casa de férias luxuosa de 5 estrelas neste local; a casa tem 4 dormitórios, sala de estar, espaço de relaxamento e piscina interna, e pode satisfazer as necessidades dos hóspedes mais exigentes.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 2 de 28
© Jan Stojkovic

O volume da casa é totalmente definido pelos edifícios do entorno: nas laterais leste e sul pelas as antigas muralhas da cidade, no oeste pelo o jardim da cidade e a praia e no lado norte pelas as casas vizinhas. O perímetro exterior da casa acompanha a borda do terreno para maximizar o uso de sua limitada superfície.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 22 de 28
Planta Térreo

O conceito básico da casa surge do desejo de valorização do contexto local para que a nova arquitetura seja colocada em segundo plano em relação ao patrimônio arquitetônico. Isso criou uma simbiose de passado e presente, com paredes em pedra com crenulações marcantes na parte superior misturada com as funções residenciais contemporâneas dentro da casa.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 7 de 28
© Level 52

A fachada em pedra no lado oeste é uma extensão do segmento existente da parede de pedra. A fachada sul, onde existe um intervalo na muralha da cidade, é completamente revestida de uma membrana de vidro, criando cria um diálogo entre o interior e exterior. A cobertura plana segue a linha da antiga muralha da cidade e da textura da pedra. A parte norte da casa é completamente fechada e conectada com os edifícios do entorno.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 23 de 28
Planta Primeiro pavimento

O objetivo do arquiteto era criar uma série de experiências visuais criadas pelo mar e pelas muralhas medievais, portanto todos os ambientes estão voltados para eles. 

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 18 de 28
© Jan Stojkovic

Todos os ambientes da casa possuem contato visual com o mar e/ou as paredes, o que resulta em uma atmosfera única e sofisticada.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 11 de 28
© Jan Stojkovic

O pavimento térreo possui uma espaçosa área de spa com piscina interna, sauna e academia. Grandes portas de correr com vidro do piso ao teto abrem completamente o aceso para o terraço inferior com a cozinha de verão e o deck. A piscina com borda infinita dá a impressão de se estar mergulhando no mar. Até a sauna possui essa vista para que os convidados se sintam mais relaxados olhando o azul do mar. A parte posterior, a mais tranquila da casa, contém dois quartos e sala de máquinas no piso térreo.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 13 de 28
© Jan Stojkovic

Lances de escada que conectam os dois pavimentos estão junto à antiga muralha. Atenção especial foi dada à preservação das muralhas, evitando qualquer elemento estrutural. Por isso, temos a impressão de que a escada está pairando no ar junto à muralha.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 9 de 28
© Jan Stojkovic

O pavimento superior contém espaços de uso diário em sua maioria - a sala de estar, cozinha e área de jantar conformam um todo. Sua estrutura elegante permite vistas sem interrupção do mar e das paredes de pedra em toda área de estar, com um grande terraço em frente que se torna parte da sala de estar.Este terraço pode ser coberto com elementos automatizados que além de proteção do sol, proporcionam uma sensação adicional de intimidade.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 12 de 28
© Level 52

A suíte principal está no primeiro pavimento e possui um banheiro aberto com uma banheira, separados do chuveiro e do vaso. Seu volume é parcialmente rotacionado em relação à área de estar para permitir vistas sem obstruções para o mar. 

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 19 de 28
© Jan Stojkovic

Uma das partes mais atraentes da casa é o terraço de cobertura com vistas para os telhados da cidade antiga de Novigrad e do mar, oferecendo a possibilidade de contemplação.

Casa Sperone / Studio Metrocubo - Imagem 20 de 28
© Level 52

Os interiores são projetados utilizando elementos naturais e tons de terra neutros para criar uma atmosfera aconchegante e de cores quentes, enquanto o mobiliário interno é limpo e contemporâneo, mesclando peças sob medida e peças de grandes marcas do design.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sperone / Studio Metrocubo" [House Sperone / Studio Metrocubo] 09 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774947/casa-sperone-studio-metrocubo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.