O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Croácia
  5. Studio Metrocubo
  6. 2014
  7. Casa Sperone / Studio Metrocubo

Casa Sperone / Studio Metrocubo

Casa Sperone / Studio Metrocubo
Casa Sperone / Studio Metrocubo, © Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

© Jan Stojkovic © Jan Stojkovic © Jan Stojkovic © Jan Stojkovic + 28

  • Equipe de Projeto

    Zeljko Mohorovic, Ana Grbac, Iva Buljan
  • Colaborador

    Ivana Mohorovic
  • Engenharia Estrutural

    Proing d.o.o.
  • Engenharia Elétrica

    SPI d.o.o.
  • Instalações Mecânicas

    Izoterma d.o.o.
  • Sistemas da Piscina

    Marana d.o.o.
  • Proteção Incêndio

    Ing.Labos. d.o.o.
  • Mais informações Menos informações
© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sperone está localizada na cidade antiga de Novigrad (Croácia) , dentro das muralhas medievais, na costa do Mar Adriático. No local havia uma antiga discoteca chamada Sperone que foi completamente demolida, além de ser conhecida no imaginário popular como as antigas adegas de vinho da cidade. O proprietário queria construir uma casa de férias luxuosa de 5 estrelas neste local; a casa tem 4 dormitórios, sala de estar, espaço de relaxamento e piscina interna, e pode satisfazer as necessidades dos hóspedes mais exigentes.

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

O volume da casa é totalmente definido pelos edifícios do entorno: nas laterais leste e sul pelas as antigas muralhas da cidade, no oeste pelo o jardim da cidade e a praia e no lado norte pelas as casas vizinhas. O perímetro exterior da casa acompanha a borda do terreno para maximizar o uso de sua limitada superfície.

Planta Térreo
Planta Térreo

O conceito básico da casa surge do desejo de valorização do contexto local para que a nova arquitetura seja colocada em segundo plano em relação ao patrimônio arquitetônico. Isso criou uma simbiose de passado e presente, com paredes em pedra com crenulações marcantes na parte superior misturada com as funções residenciais contemporâneas dentro da casa.

© Level 52
© Level 52

A fachada em pedra no lado oeste é uma extensão do segmento existente da parede de pedra. A fachada sul, onde existe um intervalo na muralha da cidade, é completamente revestida de uma membrana de vidro, criando cria um diálogo entre o interior e exterior. A cobertura plana segue a linha da antiga muralha da cidade e da textura da pedra. A parte norte da casa é completamente fechada e conectada com os edifícios do entorno.

Planta Primeiro pavimento
Planta Primeiro pavimento

O objetivo do arquiteto era criar uma série de experiências visuais criadas pelo mar e pelas muralhas medievais, portanto todos os ambientes estão voltados para eles. 

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

Todos os ambientes da casa possuem contato visual com o mar e/ou as paredes, o que resulta em uma atmosfera única e sofisticada.

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

O pavimento térreo possui uma espaçosa área de spa com piscina interna, sauna e academia. Grandes portas de correr com vidro do piso ao teto abrem completamente o aceso para o terraço inferior com a cozinha de verão e o deck. A piscina com borda infinita dá a impressão de se estar mergulhando no mar. Até a sauna possui essa vista para que os convidados se sintam mais relaxados olhando o azul do mar. A parte posterior, a mais tranquila da casa, contém dois quartos e sala de máquinas no piso térreo.

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

Lances de escada que conectam os dois pavimentos estão junto à antiga muralha. Atenção especial foi dada à preservação das muralhas, evitando qualquer elemento estrutural. Por isso, temos a impressão de que a escada está pairando no ar junto à muralha.

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

O pavimento superior contém espaços de uso diário em sua maioria - a sala de estar, cozinha e área de jantar conformam um todo. Sua estrutura elegante permite vistas sem interrupção do mar e das paredes de pedra em toda área de estar, com um grande terraço em frente que se torna parte da sala de estar.Este terraço pode ser coberto com elementos automatizados que além de proteção do sol, proporcionam uma sensação adicional de intimidade.

© Level 52
© Level 52

A suíte principal está no primeiro pavimento e possui um banheiro aberto com uma banheira, separados do chuveiro e do vaso. Seu volume é parcialmente rotacionado em relação à área de estar para permitir vistas sem obstruções para o mar. 

© Jan Stojkovic
© Jan Stojkovic

Uma das partes mais atraentes da casa é o terraço de cobertura com vistas para os telhados da cidade antiga de Novigrad e do mar, oferecendo a possibilidade de contemplação.

© Level 52
© Level 52

Os interiores são projetados utilizando elementos naturais e tons de terra neutros para criar uma atmosfera aconchegante e de cores quentes, enquanto o mobiliário interno é limpo e contemporâneo, mesclando peças sob medida e peças de grandes marcas do design.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Studio Metrocubo
Escritório
Cita: "Casa Sperone / Studio Metrocubo" [House Sperone / Studio Metrocubo] 09 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774947/casa-sperone-studio-metrocubo> ISSN 0719-8906