Residência em Glen Iris / Steffen Welsch Architects

Residência em Glen Iris / Steffen Welsch Architects - Mais Imagens+ 11

Mais informaçõesMenos informações
© Rhiannon Slatter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Glen Iris é uma extensão de dois pavimentos de um moderno bungalow californiano em uma quadra de bom tamanho nos subúrbios de Melbourne. A casa original encontra-se em um terreno inclinado que é elevado na sua parte frontal e que na parte posterior não possui relação com o exterior.

Planta Baixa

Quando visitamos o local pela primeira vez estávamos imediatamente atraídos pelo belo pátio frondoso que serpenteava em direção à casa. O terreno inclinado era composto por terraços e formado através de paredes de pedra seca: isso nos inspirou a estender a velha casa, agregando um novo desenho que reflete o entorno natural dentro do qual estava localizada. Como resultado, desenvolvemos uma edificação que segue a inclinação do terreno e está diretamente relacionada com o pátio posterior. Partindo da casa original, chega-se a sala de jantar e depois a sala de estar e por fim a uma área pavimentada externa. O pavimento está rodeado por um muro de pedra seca de meia altura que emoldura o espaço da superfície construída. Desde ali caminha-se até a parte mais elevada sobre a grama, fazendo com que o pátio posterior torne-se o caminho para acessar a parte superior da residência.

© Rhiannon Slatter

O zoneamento interno é claro e simples. A residência antiga na parte frontal pertence às crianças e possui três dormitórios, um banheiro e uma área de jogos Desde a ala infantil são introduzidas zonas de estar comuns no novo térreo. A sala de jantar é o centro da residência e está separado da sala de estar pela cozinha. O primeiro pavimento do novo edifício é a ala dos pais com o dormitório principal, closet, banheiro e estúdio. Através do dormitório principal acessa-se à um terraço na cobertura que oferece vistas ao pátio posterior.

Planta Baixa

Os clientes nos escolheram após verem alguns dos nossos projetos e se sentiram atraídos pela qualidade da luz, os diferentes estilos dos espaços, o uso de materiais diferenciados e cuidado com detalhes. Como em todos os nossos projetos, nos fixamos nestes aspectos da construção: a luz é balanceada utilizando o efeito de sombras que o movimento do sol cria; as diferentes relações entre os espaços são exploradas: a sala de jantar do térreo e o estúdio do pavimento superior estão conectados através de um vazio, a escada que leva até o dormitório principal é "oculta" por trás da cozinha que confere uma sensação de privacidade para a ala dos pais, a sala de jantar e para a sala de estar, delimitadas por uma parede curva que cria uma área ao ar livre. 

© Rhiannon Slatter

Prestamos atenção aos detalhes: o concreto aproxima-se do solo que é feito em madeira, as paredes deslizam umas sobre as outras e o revestimento de madeira exterior é articulado de diferentes maneiras. A forma da construção e a fachada foram desenvolvidas para evocar as qualidades de uma árvore e assim tornarem-se parte do próprio jardim.

© Rhiannon Slatter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Glen Iris / Steffen Welsch Architects" [The Glen Iris House / Steffen Welsch Architects] 29 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773877/residencia-em-glen-iris-steffen-welsch-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.