Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés

Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 2 de 14Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 3 de 14Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 4 de 14Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 5 de 14Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Mais Imagens+ 9

  • Autores: Philippe Ameller, Jacques Dubois, Philippe de Fouchier, Jean-François Brecq, Catherine Laroche, Stéphane Martin
  • Estrutura: Bureau Plantier
  • Hidráulica: CETBI
  • Acústica: Lasa
  • Controle: Alpes Contrôles
  • Paisagismo: Atelier du Bocal
  • Construtora: Floriot
  • Cidade: Annemasse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 6 de 14
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado entre o centro histórico de Annemasse, nos alpes franceses e sua estação de trem, este é um projeto global: com programação conjunta, incluindo habitação social, apartamentos, residências com serviços, hotéis, escritórios, lojas e cinema.

Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 8 de 14
© Sergio Grazia

O complexo é derivado de um embasamento dedicado a diversas atividades comerciais e rematado por oito níveis de apartamentos, o que cria atividade contínua dentro e fora do bairro.

Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 12 de 14
Planta Baixa

Os edifícios residenciais constam de dois tipos. Os níveis mais baixos e medianos são compactos, caracterizados pelas linhas horizontais lisas e com varandas. Os pavimentos superiores coroam a composição com uma disposição de volumes simples. Esta dualidade entre a aparição dos tranquilos níveis mais baixos e os níveis superiores mais extrovertidos é enaltecida pela diferença na escolha de seus materiais.

Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 9 de 14
© Sergio Grazia

Os pavimentos superiores estão cobertos por ripas de lariço com 13 cm de largura, montados vertical ou horizontalmente. Os outros apartamentos são cobertos por painéis laminados de poliéster cinza e bege. A base é em grande parte de vidro, unificada por uma franja horizontal a 3,70 m do solo.

Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés - Imagem 11 de 14
© Sergio Grazia

Enquanto as fachadas possam parecer idênticas nos quatro lados, o volume de sua "coroa" na realidade diferencia o aspecto do complexo a partir de qualquer ângulo. Esta forma esculpida de madeira desvia a noção de ático - geralmente se escondendo modestamente das vistas da rua - se firmando como um evento arquitetônico.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Annemasse, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo de Casas e Lojas / Ameller, Dubois & Associés" [Housing and Shops Complex / Ameller, Dubois & Associés] 18 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773874/complexo-de-casas-e-lojas-ameller-dubois-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.