Centro de Integração Escolar, Profissional e Esportiva / Albert Faus

Centro de Integração Escolar, Profissional e Esportiva / Albert Faus - Mais Imagens+ 18

Ouagadougou, Burkina Faso
  • Arquitetos: Albert Faus; Albert Faus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ibai Rigby, Albert Faus
  • Engenharia: Antoni Espona
  • Construtora: CONCEPT SARL, Simeon Toé
  • Cidade: Ouagadougou
  • País: Burkina Faso
Mais informaçõesMenos informações
© Ibai Rigby

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rimkieta é um dos novos bairros da capital emergidos nos últimos anos para absorver o forte crescimento demográfico assim como a migração do campo para a cidade. Um entorno pouco consolidado e com deficiência em serviços básicos como eletricidade, água ou saneamento. Nossos vizinhos imediatos eram, por um lado, a imponente creche Maternelle Valencia e, por outro, dispersas construções feitas em blocos de cimento as quais nunca se sabe se estão em construção ou sendo derrubadas.

Cortesia de Albert Faus

Em uma esquina da Maternelle, que a Fundação Amigos de Rimkieta (FAR) havia construído há 5 anos, existia um espaço especial, uma espécie de "sala de aula sobre um dossel" a qual era acessada cruzando a bela sombra de uma árvore bem podada. Era a primeira sala de aula das crianças da rua.

Planta

A tarefa foi projetar um novo edifício em terrenos vizinhos onde seria possível agrupar as atividades escolares e esportivas já que o espaço original havia se tornado rapidamente obsoleto. Finalmente, a intervenção supôs 145 m2 de construção - 215 m2 coberta - além da realização do muro de fechamento.

Cortesia de Albert Faus

Manteve-se essa ideia da antiga sala de aula com paredes sob um pórtico e foram construídos fechamentos e divisórias com paredes de tijolo de adobe sem cobertura interior, exceto nos escritórios. A estrutura foi consolidada em frente a rua reforçando a linearidade que cria o muro e as árvores da creche ao mesmo tempo que é liberado espaço no interior do terreno para futuras ampliações ou para realizar atividades complementares à formação e ao esporte.

© Ibai Rigby

O programa consta de duas atividades diferenciadas, a alfabetização de crianças da rua e a escola esportiva. A entrada sensivelmente descentralizada permite distribuir a cada lado os diferentes usos; na lateral leste estão localizadas a sala dos professores e sala de formação e a oeste estão os vestiários, duchas e banheiros. Os banheiros secos são posicionados no extremo oeste do terreno para aproveitar a ventilação natural dos ventos predominantes do leste que permitirão evacuar os possíveis maus odores afetando minimamente o resto do espaço. 

Cortesia de Albert Faus

A construção é coroada com uma cobertura superior totalmente livre a fim de evitar ao máximo a insolação direta nas paredes e poder evacuar rapidamente a água da chuva, uma espécie de guarda-sol de estrutura metálica com placas nervuradas galvanizadas. O espaço efetivamente coberto é a sala de professores que recebe uma laje maciça de concreto armado com 12 cm de espessura. O resto fica aberto até a placa metálica que facilita a iluminação e a ventilação natural; 

Corte

O fechamento do terreno foi feito com muros de pedra que juntamente com as fachadas de tijolos de adobe e a plantação de acácias confere calidez ao espaço, contrapondo aos frios e inacabados blocos de cimento que predominam nas construções vizinhas. 

Cortesia de Albert Faus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ouagadougou, Burkina Faso

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Integração Escolar, Profissional e Esportiva / Albert Faus" [Centro de Integración Escolar, Profesional y Deportiva / Albert Faus] 23 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773633/centro-de-integracao-escolar-profissional-e-esportiva-albert-faus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.