Y-Cube / Rogers Stirk Harbour + Partners

Y-Cube / Rogers Stirk Harbour + Partners - Mais Imagens+ 19

© Grant Smith

Descrição enviada pela equipe de projeto. YMCA, a maior e mais antiga fundação de caridade para jovens do mundo, inaugurou recentemente seu primeiro empreendimento Y-Cube, um projeto de moradia pré-fabricada para as pessoas solteiras que tenham esta necessidade. O projeto foi encarregado ao renomado escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners.

© Grant Smith

O projeto do alojamento econômico, situado na avenida Clay Avenue em Mitcham, ao sul de Londres, foi apresentado pelo Ministro de Habitação e Urbanismo, Brandon Lewis MP.

Plano Geral

O Y-Cube possui 36 apartamentos e está desenhado como um alojamento temporário para as pessoas que saem dos albergues, pessoas sem lar e para apoiar os planos de moradia. Os apartamentos são alugados a 65% do preço de mercado na área.

via Rogers Stirk Harbour + Partners

Essa economia é possível devido ao método de construção pré-fabricado que por sua vez, levou a um tempo de construção muito menor - neste caso em torno de cinco meses. A metodologia de construção e rapidez de instalação diminuem o custo unitário significativamente. 

via Rogers Stirk Harbour + Partners

O Y-Cube foi criado pela YMCA London South West em parceira com o escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners, o diretor do projeto Aecom e a construtora do Reino Unido, SIG Plc Building Systems.

© Grant Smith

Na inauguração, o Ministro de Habitação e Urbanismo, Brandon Lewis MP,disse: "Como governo de uma nação estamos possibilitando que os mais vulneráveis da nossa sociedade tenham um lugar seguro que possam chamar de lar. Por este motivo, investimos mais de 500 milhões de libras desde 2010 para combater a falta de moradias, assim não voltaremos aos dias negros de 10 anos atrás quando a falta de moradias na Inglaterra era quase o dobro do que é hoje".

© Grant Smith

“Mas sei que ainda há muito trabalho para ser feito. Por isso é inspirador ver desenvolvimentos inovadores como este. Isto demonstra o que pode ser alcançado com visão e dedicação, e sei que estes apartamentos já possuem a aprovação dos que estão a ponto de chamá-los de lar. Eles realmente são uma testemunha do incansável trabalho de faz YMCA para que as pessoas possam se reconstituir".

Plano de Unidade

Richard James, diretor executivo da YMCA London South West, adicionou: “Y-Cube apresenta uma nova forma de criar apartamentos ambiciosos realmente acessíveis para as pessoas solteiras que necessitam de moradia. O grande desenho e um sistema construtivo inovador nos ajudaram no desenvolvimento de um conjunto de moradias que desafia os métodos de construção tradicionais".

© Grant Smith

Por fim, Ivan Harbour, sócio e arquiteto principal do Y-Cube no Rogers Stirk Harbour + Partners, said: “Y-Cube oferece um generoso espaço, um isolamento excepcional e uma grande qualidade lumínica e acústica. Ao oferecer um alojamento de alta qualidade utilizando tecnologia volumétrica rápida e rentável, esperamos poder oferecer um novo modelo para a construção de moradias no futuro".

© Grant Smith

As 36 unidades do Y-Cube foram construídas nas instalações do Derbyshire antes de serem transportadas a Londres. A construção de três pavimentos começou em março e o último apartamento foi finalizado em agosto. O pátio foi nomeado de George Williams Court, homenageando o fundador da YMCA.

© Grant Smith

YMCA espera lançar, em um futuro próximo, outros esquemas similares ao Y-Cube ao redor de Londres. 

Corte

Juntamente com a YMCA London South West, o Y-Cube desenvolvido em Mitcham foi financiado com 337.000 libras do prefeito de Londres, construindo o sistema de esgoto, além de receber 'investimentos sociais' da City Bridge Trust, Tudor Trust, Trust for London e a Fundação Esmée Fairbairn.

via Rogers Stirk Harbour + Partners

O vice-diretor de Moradias e Lotes, Richard Blakeway, disse: “Este esquema inovador tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de alugar sua própria casa na capital a um preço acessível e é parte de uma gama de moradias necessárias que o prefeito tem ajudado a entregar. Espero que o local que está sendo inaugurado hoje seja o primeiro de muitos mais que surgirão em Londres".

Desenhos

Wendy Omollo, de 24 anos, é uma das primeira inquilinas no Y-Cube. Quando se encontrou sem lar, dormindo nas ruas de Kingston, ela veio até a YMCA London South West em fevereiro de 2015.

© Grant Smith

Ela disse: "Ao ter meu próprio espaço com minha própria porta vou recuperar minhas independência. Mas não é somente isso. Como o aluguel é acessível e é permitido permanecer aqui até 5 anos, eu também vou ser capaz de economizar dinheiro para um empréstimo. Basicamente, quando chegar o momento de sair do Y-Cube, estarei em uma situação muito melhor do que hoje".

Modelo 2

Denise Hatton, presidente executivo da YMCA Inglaterra, disse: “Como a maior provedora de alojamento apoiando aos jovens do país, YMCA está vendo cada mais jovens lutarem para pagar os custos do aluguel privado, o que os deixa com muito poucas opções quando querem seguir adiante.

© Grant Smith

“Até mesmo para uma pessoa jovem e empregada, a combinação de baixos salários e altas rendas é capaz de tirá-la rapidamente do mercado. Acreditamos que o Y-Cube representa uma oportunidade importante para oferecer moradias genuinamente acessíveis satisfazendo a crescente demanda".

© Grant Smith

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Clay Avenue, Mitcham, Mitcham, Grande Londres CR4, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Y-Cube / Rogers Stirk Harbour + Partners" [Y-Cube / Rogers Stirk Harbour + Partners] 15 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773630/y-cube-rogers-stirk-harbour-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.