O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Noruega
  5. Snøhetta
  6. 2014
  7. Casa Sustentável Piloto ZEB / Snøhetta

Casa Sustentável Piloto ZEB / Snøhetta

  • 13:00 - 15 Setembro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Casa Sustentável Piloto ZEB / Snøhetta
Casa Sustentável  Piloto ZEB / Snøhetta , © Bruce Damonte
© Bruce Damonte

© Bruce Damonte © Bruce Damonte © Paal-André Schwital © Bruce Damonte + 36

© Paal-André Schwital
© Paal-André Schwital

Descrição enviada pela equipe de projeto. A empresa de arquitetura Snøhetta é parceira ativa do grupo ZEB (Centro de Pesquisa de Edifícios com Emissão Zero de Carbono). A Casa Multi-Conforto ZEB é uma cooperação entre Snøhetta, o maior órgão independente de pesquisa da Escandinávia SINTEF, além das empresas Brødrene Dahl, e Optimera. O volume da casa descreve uma moradia unifamiliar, no entanto, a construção está destinada a ser utilizada como uma plataforma de demonstração para facilitar a aprendizagem sobre a construção e metodologia para futuras casas com soluções sustentáveis integradas.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

Para alcançar a classificação ZEB-OM, o projeto precisa documentar e verificar um mínimo de 100% de compensação de carbono. A produção de energia renovável através de painéis fotovoltaicos e solares integrados na envolvente do edifício permite a compensação de emissões de carbono geradas pela queima de combustíveis fósseis em usinas de energia. Compensando desta forma é possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de outros gases simultaneamente. O foco em emissões de carbono associadas com materiais de construção representa uma nova direção para a indústria da construção sustentável.

© Paal-André Schwital
© Paal-André Schwital

Inclinação característica para o sudeste

A casa tem uma inclinação característica em direção sudeste e uma superfície de telhado inclinada, folheada ou chapeada com painéis solares e coletores de água da chuva. Estes elementos, juntamente com a energia geotérmica de poços de energia no chão, servirão as necessidades de energia da casa e gerarão excedente suficiente para abastecer um carro elétrico durante todo o ano. Para que isto se torne realidade, uma arquitetura e tecnologia de sucesso devem andar juntas e assegurar a otimização do conforto e do uso de energia.

© EVE
© EVE

Luz do dia, vistas e contato com a natureza são reconciliados com a necessidade de equilibrar paredes e janelas fechadas. O aquecimento e resfriamento é resolvido de forma passiva através do uso de superfícies de vidro, orientação, geometria da casa e a escolha de materiais com boas características térmicas. Os materiais usados nas superfícies interiores foram escolhidos com base na sua capacidade de contribuir para a boa qualidade do ar interior, não apenas pelas qualidades estéticas.

Diagrama
Diagrama

Pátio Externo

Um átrio com lareira e sala de jantar se abre para o exterior e ao ar livre do início da primavera ao fim do outono. Uma sensação de acolhimento em uma das casas mais avançados do mundo, com uma sala com paredes de tijolos e toras de madeira.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

Paisagem

A paisagem é formada como um jardim onde os visitantes podem caminhar ao redor da casa e descobrir os elementos que fazem dela uma casa excepcional. O jardim tem uma piscina e chuveiro que utilizam o excedente de calor gerado pelos painéis solares, uma sauna aquecida com lenha e um depósito que protege a vista do interior da casa, trazendo privacidade. 

© Paal-André Schwital
© Paal-André Schwital

Ambições ambientais e processo de design

Ambições ambientais elevadas criaram novos parâmetros no processo de design. Novas ferramentas foram utilizadas, as disciplinas acadêmicas trabalharam mais em conjunto e os requisitos de documentação foram mais exigentes do que nunca. Em particular, o grande foco na escolha dos materiais em fases iniciais de desenvolvimento é algo novo e isso gera processos de design inovadores a nível multidisciplinar.

© Paal-André Schwital
© Paal-André Schwital

Um projeto com tamanha ambição ambiental foi impulsionado pelo conhecimento de novas tecnologias, fontes de energia renováveis, assim como materiais, técnicas de construção e outros recursos locais. 

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

 O projeto possui um grande foco em manter as características de uma residência familiar através de propriedades não quantificáveis. Conforto e sensação de bem estar emotivo regeram o processo do projeto na mesma medida da demanda de energia. 

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Snøhetta
Escritório
Cita: "Casa Sustentável Piloto ZEB / Snøhetta " [ZEB Pilot House - Pilot Project / Snøhetta ] 15 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773597/casa-piloto-zeb-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.