Piscina de Roccolo / act_romegialli

Galbiate, Itália
  • Arquitetos: act_romegialli; act_romegialli
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcello Mariana
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fioroni

Piscina de Roccolo /  act_romegialli - Mais Imagens+ 27

  • Equipe De Projeto: Gianmatteo Romegialli, Angela Maria Romegialli, Erika Gaggia
  • Estruturas: Studio Maffia-Rossetti
  • Estruturas Metálicas: Studio Moncecchi Associati
  • Instalações: Studio Bertolini
  • Paisagismo: Emanuele Bortolotti - Ag&P
  • Construção: Apag - Carvernago Bg
  • Mobiliário: Gf Fioroni
  • Luminotécnico: Mario Sulis -Trasparenze
  • Cidade: Galbiate
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Marcello Mariana

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para este projeto, os clientes solicitaram um pavilhão conectado com a casa histórica principal que causasse o mínimo de interferência visual com a área de parque do entorno. O pavilhão deveria conter uma piscina interna e espaços para academia, serviços e lazer em um ambiente de clima controlado.

© Marcello Mariana

A casa principal, um edifício de 1900, foi renovada pelos clientes há dez anos atrás. O térreo da casa principal está a 100 cm acima do solo externo e como tal, tinha pouca conexão com o parque do entorno. O cliente também desejava um espaço de vidro fechado anexo à casa principal para apreciar a vista do seu entorno natural.

© Marcello Mariana

A reforma anterior da casa incluiu paisagismo e a adição de um pequeno lago artificial no canto sul da área de parque.

© Marcello Mariana

Depois de uma pesquisa topográfica precisa os princípios seguintes foram adotados para criar um mínimo de impacto visual, locando o volume do pavilhão no subsolo:

© Marcello Mariana

Localização informada pela topografia natural do parque; Uso dos diferentes níveis de solo para direcionar a luz para os interiores, não com luz zenital mas com janelas diretamente ligadas à paisagem externa e o lago; Conectando visualmente o pavilhão subterrâneo ao lago artificial.

© Marcello Mariana

Localizar o pavilhão afastado da casa principal em uma posição estratégica, para criar um espaço totalmente novo e independente, com um caminho que enfatiza a sensação de privacidade; A localização do pavilhão subterrâneo longe de casa, então, cria uma relação interessante e dinâmica entre os dois espaços.

Planta Baixa

Conectar a casa principal com o pavilhão subterrâneo e a piscina através de um túnel. Um caminho irregular foi determinado pela implantação de árvores que criarão uma sensação de proteção.

© Marcello Mariana

O túnel também conecta através de alguns degraus um segundo conservatório envidraçado totalmente aberto para a paisagem do entorno. Uma estreita ponte de vidro conecta o conservatório com a casa principal.

© Marcello Mariana

O desenho específico da estrutura metálica foi colocado fora do perímetro principal. Esta estratégia foi pensada para conferir profundidade e enfatizar o volume interno e ao mesmo tempo tornar os desenhos das aberturas algo secundário. Pavimento em pedra do conservatório ao lado sul da casa principal permitiu mudanças no nível do jardim, para proporcionar uma conexão direta entre o jardim e o espaço interno. O espaço do pavilhão contendo a piscina interna, área de musculação e uma pequena cozinha é baseado numa sequência de volumes geométricos simples em madeira ou cimento para conter as variadas funções.

© Marcello Mariana

Todas as necessidades técnicas de ventilação, controle climático, cobertura automatizada da piscina foram projetados para ser o mais discreto possível dentro do projeto geral.

© Marcello Mariana

A escolha dos materiais para a piscina e o piso do entorno precisavam ser duráveis e neutros em sua cor. É também necessário que fosse capaz de cobrir degraus, bordas e superfícies curvas (pavimentos, paredes e forro piscina). O objetivo era conseguir uma sensação de continuidade dentro do volume interno e também no exterior da piscina. Um mosaico de cerâmica branca foi escolhido.

Corte 2

A escolha de continuidade de materiais criam um efeito: uma massa de água encontra seu estado natural de descanso e está na parte mais baixa do volume, baseada por uma forma dinâmica e ao mesmo tempo suave antes de seguir lentamente seu curso para baixo para se estabelecer na piscina.

© Marcello Mariana

O lado oeste do pavilhão (parte dianteira) abriga uma porta deslizante. A porta desaparece totalmente dentro de uma cavidade estrutural para maximizar a ligação com o lago artificial e um parque circundante. No verão, os espaços interiores e exteriores tornam-se apenas um, uma conversa contínua entre ambas as superfícies de água (piscina e lago).

© Marcello Mariana

O nível de superfície da piscina e lago são os mesmos. Um pequeno pátio / solário 40 cm mais baixo cria uma entrada. O espaço reduzido, obscurecido a partir da vista da casa faz as vezes de mediador da relação entre o ambiente natural e os pavilhões de geometria simples.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parco Monte Barro - Museo Etnografico Dell'Alta Brianza, 23851 Galbiate LC, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Piscina de Roccolo / act_romegialli" [Roccolo’s Swimming Pool / act_romegialli] 21 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773095/piscina-de-roccolo-act-romegialli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.