Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 2 de 27Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 3 de 27Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 4 de 27Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 5 de 27Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Mais Imagens+ 22

Lubliniec, Polônia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está situada em um pequeno lote de 510 m2, entre uma área residencial densamente urbanizada composta maioritariamente por moradias unifamiliares.

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 3 de 27
© Bartłomiej Osiński

A rua onde se encontra a residência é de caráter eclético. O caos formal e estilístico das edificações individuais é oposto à ordem espacial da rua. Esta divergência influenciou na criação do conceito de desenho que favoreceu contexto espacial e não a forma, ou seja, era mais importante que coincidisse com a ordem da rua (forma compacta, enfatizando a linha das edificações e suas proporções) do que a forma do edifício em si. Independentemente disso, a nova residência sempre será ajustada ao caos estilístico existente.

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 20 de 27
© Bartłomiej Osiński

A área do local e o acesso ao lado sul foram os dois fatores principais que determinaram a posição definitiva da residência dentro da trama. Beirando os 3 limites permitidos do terreno, destinou-se a maior área possível para jardim, o que maximizou o aproveitamento limitado do terreno.

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 12 de 27
© Bartłomiej Osiński

A forma compacta e sustentável da edificação proposta se fecha perante a rua e se abre ao jardim oeste. A forma da cobertura de quatro águas foi ditada pelo formado quase quadrado da moradia. Um simples telhado piramidal sofreu uma transformação escultórica. Em primeiro lugar, a parte superior da cobertura foi "arrastada" para cima do jardim, criando um conjunto visual atrás da propriedade adjacente, a seguir, a cobertura foi inclinada para a rua, enfatizando a linha das edificações existentes. Por último, outro gesto projetual importante foi o corte feito no terraço, que formou uma grande abertura zenital (1.8m x 2.5m) permitindo a entrada de uma quantidade considerável de luz.

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 25 de 27
Corte

A forma da residência distingue-se dos edifícios próximos. A falta de elementos decorativos ou revestimentos de cor pastel chamam a atenção. A edificação é um manifesto tanto ausência de elementos decorativos quanto na planificação urbana através da forma construtiva. 

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 14 de 27
© Bartłomiej Osiński

O aspecto homogêneo do edifício foi alcançado graças a camada de poliuretano pulverizado, aplicado externamente. A tecnologia utilizada foi a pioneira na Polônia. A proposta da residência consiste em duas "faces", uma escura e inacessível do exterior e outra luminosa e espaçosa por dentro, enfatizando o contraste.  

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci - Imagem 2 de 27
© Bartłomiej Osiński

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci" [House in Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci] 07 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772806/residencia-em-lubliniec-2-dyrda-fikus-architekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.