O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Polônia
  5. Dyrda Fikus Architekci
  6. 2013
  7. Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci

Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci

  • 11:00 - 7 Setembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci
Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci, © Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

© Bartłomiej Osiński © Bartłomiej Osiński © Bartłomiej Osiński © Bartłomiej Osiński + 27

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está situada em um pequeno lote de 510 m2, entre uma área residencial densamente urbanizada composta maioritariamente por moradias unifamiliares.

© Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

A rua onde se encontra a residência é de caráter eclético. O caos formal e estilístico das edificações individuais é oposto à ordem espacial da rua. Esta divergência influenciou na criação do conceito de desenho que favoreceu contexto espacial e não a forma, ou seja, era mais importante que coincidisse com a ordem da rua (forma compacta, enfatizando a linha das edificações e suas proporções) do que a forma do edifício em si. Independentemente disso, a nova residência sempre será ajustada ao caos estilístico existente.

© Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

A área do local e o acesso ao lado sul foram os dois fatores principais que determinaram a posição definitiva da residência dentro da trama. Beirando os 3 limites permitidos do terreno, destinou-se a maior área possível para jardim, o que maximizou o aproveitamento limitado do terreno.

© Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

A forma compacta e sustentável da edificação proposta se fecha perante a rua e se abre ao jardim oeste. A forma da cobertura de quatro águas foi ditada pelo formado quase quadrado da moradia. Um simples telhado piramidal sofreu uma transformação escultórica. Em primeiro lugar, a parte superior da cobertura foi "arrastada" para cima do jardim, criando um conjunto visual atrás da propriedade adjacente, a seguir, a cobertura foi inclinada para a rua, enfatizando a linha das edificações existentes. Por último, outro gesto projetual importante foi o corte feito no terraço, que formou uma grande abertura zenital (1.8m x 2.5m) permitindo a entrada de uma quantidade considerável de luz.

Corte
Corte

A forma da residência distingue-se dos edifícios próximos. A falta de elementos decorativos ou revestimentos de cor pastel chamam a atenção. A edificação é um manifesto tanto ausência de elementos decorativos quanto na planificação urbana através da forma construtiva. 

© Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

O aspecto homogêneo do edifício foi alcançado graças a camada de poliuretano pulverizado, aplicado externamente. A tecnologia utilizada foi a pioneira na Polônia. A proposta da residência consiste em duas "faces", uma escura e inacessível do exterior e outra luminosa e espaçosa por dentro, enfatizando o contraste.  

© Bartłomiej Osiński
© Bartłomiej Osiński

Ver a galeria completa

Cita: "Residência em Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci" [House in Lubliniec 2 / Dyrda Fikus Architekci] 07 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772806/residencia-em-lubliniec-2-dyrda-fikus-architekci> ISSN 0719-8906