O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Sesc SP promove o curso "São Paulo e Territorialidade"

Sesc SP promove o curso "São Paulo e Territorialidade"

  • 18:00 - 28 Agosto, 2015
Sesc SP promove o curso "São Paulo e Territorialidade"
Sesc SP promove o curso "São Paulo e Territorialidade"

O curso São Paulo e Territorialidade, que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza de 11 de setembro a 3 de outubro, não se propõe a recontar a já bastante conhecida história de São Paulo – a transformação do pequeno povoado de onde partiam os Bandeirantes em uma das maiores metrópoles do mundo - , mas mostrar, por meio de mapas e iconografia, como se deu este crescimento e o grande impacto no território proporcionado pela cidade que “nunca para”, propondo uma observação de como a cidade construiu seu território urbano, destruindo o geográfico.

Ministrado por Jorge Bassani, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), o curso tem como ponto de partida, a região do Rio Tamanduateí próxima ao Centro, a Várzea do Carmo, hoje Parque Dom Pedro II, cuja história é uma síntese do modelo de crescimento da cidade: várzea natural do rio; depois drenada para uso do solo urbano; depois parque aprazível para a classe trabalhadora instalada no Pari, Brás e Mooca; depois terminal de ônibus vindos da já imensa Zona Leste; depois terra arrasada ou subsolo de viadutos e vias expressas. Tudo isso em pouco mais de 100 anos - um laboratório dos grandes equívocos urbanísticos do século XX.

A partir das várias camadas que compõem o parque são desenvolvidas três questões específicas da territorialidade paulistana: 1. Os rios da cidade, a grande quantidade e seu “apagamento”. 2. As infraestruturas de circulação e a cidade de crescimento ilimitado. 3. A vida em São Paulo, cidadania e espaços públicos.

O curso está organizado em quatros encontros com temas específicos que vão interagindo uns com os outros formando um painel dinâmico e interdisciplinar de estudo da cidade, que termina com um passeio-deriva pelo centro da cidade:

  • 1. De Várzea do Carmo a Parque Dom Pedro II, o sítio natural, a história e as camadas urbanas.
  • 2. Os rios da cidade, São Paulo tem grande densidade e capilaridade hídrica, o modelo urbanístico adotado em sucessivas ações apagou essa rede do mapa da cidade.
  • 3. As infraestruturas de mobilidade, dos bondes ao automóvel a o retorno dos trilhos. Toda esta história tem como ponto nevrálgico a Várzea do Carmo.
  • 4. Viver na cidade. Uma discussão sobre os espaços públicos em São Paulo, tendo como referência morfológica, funcional e simbólica os estágios da ocupação da Várzea, tanto no processo construído quanto nos projetos criados para o Parque D. Pedro.
  • 5. Deriva pelo Centro da cidade até o Mercado Municipal no Parque D. Pedro.

Curso "São Paulo e Territorialidade"

  • Data: de 11 de setembro a 3 de outubro
  • Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
  • Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo - SP
  • Valor: 60,00 (inteira); 30,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); 18,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).

  • Título

    Curso São Paulo e Territorialidade
  • Website

  • Organizadores

  • De

    11 de Setembro de 2015, 19:30
  • Até

    03 de Outubro de 2015, 21:30
  • Onde

    Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
  • Endereço

    Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Sesc SP promove o curso "São Paulo e Territorialidade"" 28 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772555/sao-paulo-e-territorialidade> ISSN 0719-8906