Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo

Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Porta, FachadaReserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Mesa, Cadeira, Terraço, Janela, PátioReserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - JardimReserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Dormitório, CamaReserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Mais Imagens+ 27

Valinhos, Brasil
  • Interiores: Lorena Maffia, Pedro Martarello
  • Projeto Estrutural, Instalações Elétricas E Hidráulicas: WGA Engenharia
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Caio Giunco
  • Fornecedores: Guarda Corpo e escada externa: Pedro Melle; Guarda Corpo de vidro: Estilo Único; Esquadrias de Alumínio: Zeloart; Pisos: Mais Revestimentos, Unique, Revestir e Viver Acabamentos; Painéis de Madeira: Renê Zanchetta; Mármores e Granitos: Classic Marmoraria; Aspiração Central: Eureka; Automação: Hi-Store; Iluminação: La Lampe
  • Autores: Lorena Maffia, Igor Pitas
  • Cidade: Valinhos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estilo “caixa” definiu o partido dessa belíssima residência localizada no interior de São Paulo, na cidade de Valinhos. O projeto nasceu entre a interação com a paisagem do entorno da residência e a topografia em declive do terreno, que foram diretrizes para o desenvolvimento do Projeto.

O escritório trabalhou na conciliação entre os materiais: aço, concreto e madeira, dando esbelteza para a fachada principal.

Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Mesa, Cadeira, Terraço, Janela, Pátio
© Jefferson de Souza

O terreno faz divisa no fundo com uma A.P.P. (Área de Preservação Permanente), rica na fauna e flora, na qual podemos encontrar diversas espécies de árvores nativas, pássaros típicos da nossa fauna, como o tucano, e saguis que fazem visitas regulares à vizinhança. O projeto arquitetônico explora a declividade natural do terreno e a riqueza natural localizada nos fundos, dessa maneira todas as áreas nobres da casa como: hall de entrada, suíte máster, sala de estar, sala de jantar, cozinha americana, espaço gourmet, piscina com borda infinita, área de SPA, jardins, estão integrados com a paisagem.

Corte BB

O programa da residência foi dividido de forma que os ambientes privativos ficassem no nível de acesso pela rua e os ambientes sociais nos níveis inferiores. Um dos objetivos do projeto foi criar a sensação de surpresa, por isso, ao se entrar na casa nos deparamos com um imenso hall de entrada que termina em um mezanino, na qual a principal vista está emoldurada por uma abertura de 6,50m de altura por 7,20m de largura. Ao descer nos deparamos com uma ampla sala de estar de pé direto duplo totalmente integrada com os ambientes de sala de jantar, cozinha americana e área externa. Aos fundos temos uma piscina em forma de raia com fundo infinito para a mata e ao lado temos o espaço gourmet que esta coberto por um volume prismático reto com um balanço lateral de 4,40m. Abaixo do espaço gourmet tomamos proveito da declividade para criar um espaço extra na casa, criamos a área de sauna, antessala da sauna e depósito de materiais.

Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Fachada, Janela
© Jefferson de Souza

Uma das características principais do projeto é a leveza do seu próprio partido, buscando sempre as formas puras e a “simplicidade” visual, por isso o escritório trabalhou em todos os ambientes com o forro de gesso contínuo, com aberturas amplas nas portas, alinhando-as ao forro. Outro recurso utilizado no projeto foram os rodapés invertidos, criando o efeito de “parede flutuante”, na qual não se vê o ponto de encontro entre a parede e o piso.

Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo - Fachada, Janela
© Jefferson de Souza

Características Bioclimáticas

A orientação solar projetada para a casa permite que tanto nas estações de calor, quanto nas estações de frio sempre haja conforto térmico dentro dos ambientes internos. A ampla abertura para os fundos do terreno está na orientação sudeste, protegida do sol pela volumetria de prisma reto da suíte máster. Isso faz sombra nas áreas internas da sala de estar, evitando assim incidência direta dos raios solares. Nos meses de inverno, a grande quantidade de aberturas envidraçadas, permite a entrada de calor na residência mantendo-a sempre com uma temperatura mais agradável que a externa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reserva das Palmeiras / MM Arquitetura e Paisagismo" 27 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772532/reserva-das-palmeiras-mm-arquitetura-e-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.