Sauna Saltsjöbaden / Murman Arkitekter

Sauna Saltsjöbaden / Murman Arkitekter - Mais Imagens+ 18

Saltsjöbaden, Suécia
  • Arquitetos: Murman Arkitekter; Hans Murman e Ulla Alberts
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma sauna e um espaço para relaxar em Saltsjöbaden, próximo de Estocolmo. A comunidade de Saltsjöbaden foi fundada em 1890 com o objetivo de criar uma sociedade perto da natureza, seguindo o exemplo de spas da Europa Central, mas perto da natureza e do mar, com a possibilidade de chegar de barco e realizar atividades ao ar livre.

© Åke Erson Lindman

As casas construídas lá são relativamente grandes para acomodar o grupo crescente de pessoas que investiram em casas de verão em torno da virada do século. Esta propriedade particular foi projetada em 1920 por Torben Grut, o arquiteto do Estádio Olímpico de Estocolmo (de 1912), e ele também foi o arquiteto da sauna pública de Saltsjöbaden, que se abre em um ângulo para a água. 

Planta Baixa

A forma e o posicionamento da sauna e do spa foram pensados para captar o máximo de sol, ter belas vistas e proteger-se do vento.

Cortesia de Hans Murman

O edifício principal possui uma forma de avião. A inspiração da forma e materiais partiram do terreno e da paisagem local, com pedras e madeira.

Corte

A cobertura se transforma na fachada e consiste de pinheiros nórdicos. As fachadas são feitas de painéis de madeira laminada, imitando os revestimentos de telhados em antigas igrejas de madeira na Suécia.

Cortesia de Hans Murman

A sauna está voltada para o oeste e o spa para o leste. No centro está o espaço de depósito, além dos banheiros e vestiários. A pequena cozinha e o mobiliário interior são de design próprio, construídos também em madeira de pinheiro nórdico.

Corte

Em torno do chuveiro foi feito um revestimento de bronze e ardósia de Jämtland. A fachada é tratada com sulfato de ferro. As torneiras estão em bronze de Tapwell. As luminárias são de Örsjö.

Cortesia de Hans Murman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sauna Saltsjöbaden / Murman Arkitekter" [Sauna Saltsjöbaden / Murman Arkitekter] 24 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772356/sauna-saltsjobaden-murman-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.