Aperture / Admun Design & Construction Studio

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 2 de 26Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 3 de 26Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 4 de 26Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 5 de 26Aperture / Admun Design & Construction Studio - Mais Imagens+ 21

Bumehen, Irã
  • Arquiteto Encarregado: Shobeir Mousavi, Amir Reza Fazel
  • Equipe De Desenho: Fatemeh Kargar, Mohsen Fayazbakhsh, Ramtin Haghnazar
  • Equipe De Projeto: Majid Rahmati, Bahareh Ahmadnia
  • Equipe De Apresentação: Mostafa Karbasi, Niousha Ghasem
  • Construtora: Admun Design & Construction Studio
  • Gestão De Projeto: Shobeir Mousavi, Amir Reza Fazel
  • Superintendência Do Lote: Rashid Arbabnia, Meysam Bahrami
  • Equipe De Construção: Ghanbar Moradi, Mehdi Mousavi, Javad Shirmohammadi
  • Desenho Mecânico: Mohammad Khalou Haji
  • Desenho Elétrico: Shahrouz Jafari
  • Cidade: Bumehen
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 2 de 26
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado a leste de Teerã em um entorno industrial complexo, o edifício multiuso da fábrica Steel Form tem como objetivo gerar um espaço agradável que deve cumprir várias funções. O edifício consta de dois escritórios, duas unidades residenciais, uma sala de exposição e vários vestiários.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 5 de 26
© Parham Taghioff

Quando os arquitetos foram contratados para o trabalho, a primeira estrutura do piso foi implementada e a equipe foi convidada a desenhar um projeto em um pequeno projeto no qual, dentro de um orçamento reduzido, cumpram-se várias funções. Para isso, escolheu-se uma forma cúbica que coincida com o tecido do bairro industrial e para redução de gastos.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 9 de 26
© Parham Taghioff

O desafio inicial consistiu em organizar, basicamente, as diferentes funções, considerando as exigências de espaço. Portanto, as funções mais comuns encontram-se no térreo: uma sala com altura de cinco metros no lado oeste com um acesso direto a partir da rua, várias fábricas de apoio com espaços como vestiários e uma sala de palestras. Dois escritórios administrativos estão localizados no lado oeste dos primeiro e segundo andares, com grandes aberturas à passarela da fábrica para proporcionar supervisão. Os escritórios administrativos abrigam o escritório do Gerente Geral no segundo pavimento. Com o objetivo de oferecer privacidade e tomar vantagem das agradáveis vistas das montanhas ao longe, para além do contexto industrial, duas suites residenciais estão localizadas no terceiro pavimento.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 16 de 26
Planta Primeiro Pavimento

O processo de desenho iniciou-se a partir da resposta à pergunta de como é possível criar espaços pacíficos em tal tecido industrial. A primeira solução para separar o interior dos caóticos espaços exteriores pareceu ser por meio de uma massa com aberturas mínimas que resulta em espaços tranquilos, mas escuros e sem vida. A melhor solução parecia ser reduzir as aberturas em tamanho, mas aumenta-las em número, assim nasceu a ideia das aberturas. Os tamanhos das aberturas mudam de acordo com a demanda de quantidade de luz específica de cada função, e atingem seu tamanho máximo nas varandas das unidades residenciais com portas que absorvem uma quantidade suficiente de luz e captam a vista das montanhas distantes. Devido às características do local, a fachada principal orienta-se ao sul, onde a radiação solar é mais intensa devido à localização geográfica do Irã; a ideia de aberturas também modera a luz solar enquanto deixa entrar a quantidade suficiente para criar espaços de trabalho agradáveis.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 15 de 26
© Parham Taghioff

O tijolo sempre foi utilizado como material local no Irã, responde às necessidades meio-ambientais enquanto é possível utilizar em inúmeras e atrativas formas. O uso do tijolo neste projeto proporciona a oportunidade de criar diferentes texturas, utilizando simplesmente um único material que resulta na redução de custos. Também pode-se explorar o acabamento interior, dando lugar a uma arquitetura integrada de exterior e interior. Por outro lado, o tijolo agrega um sabor quente em contraste ao frio ambiente industrial. Em consequência, a arquitetura funciona como um ponto de referência adicionando um contraste de cores ao tecido do bairro, mesmo que discreto.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 13 de 26
© Parham Taghioff

Diante da exploração de padrões arquitetônicos iranianos tradicionais, desenhou-se um método para trabalhar os tijolos e formar as aberturas mediante a eliminação de todos os módulos maiores.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 25 de 26
Diagrama

O projeto herda sua identidade da Empresa Form Steel. Portanto, as aberturas estão cobertas com marcos de aço que foram construídos a partir de resíduos da fábrica, coroados por lâminas de vidro. O aço desempenha o papel mais importante na melhora do espaço de maneira indireta, a luz que penetra transforma-se através das estruturas de aço em formas suaves e tranquilas. Diante deste foco, utiliza-se, inclusive, um material com uma natureza fria para criar um espaço acolhedor e tranquilo. O aço também foi utilizado nos detalhes como as bordas das janelas e o parapeito nas escadas exteriores. 

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 8 de 26
© Parham Taghioff

O espirito dinâmico do contexto industrial se reflete através da disposição das aberturas, para transferir o sentido de movimento da fábrica à fachada do edifício que, desde a rua, as estruturas de aço se sobressaem gradualmente da parede e formam o nome da fábrica dentro da textura. Nos muros circundantes os módulos menores distribuem-se gradualmente para destacar o dinamismo.

Aperture / Admun Design & Construction Studio - Imagem 6 de 26
© Parham Taghioff

Durante as tardes, quando o bairro industrial se desaparece na escuridão o projeto segue vivo por meio da propagação da luz através das aberturas, com ênfase no movimento sem fim da fábrica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bumehen, Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aperture / Admun Design & Construction Studio" [Aperture / Admun Design & Construction Studio] 23 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772254/aperture-admun-design-and-construction-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.