O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Coreia do Sul
  5. designband YOAP architects
  6. 2014
  7. ‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects

‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects

‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects
‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong  / designband YOAP architects, © Shin Do Keun
© Shin Do Keun

© Shin Do Keun © Shin Do Keun © Shin Do Keun © Shin Do Keun + 64

  • Design de Interiores

    designband YOAP architects + SLA Korea
  • Cliente Geral

    Moowon construction
  • Engenharia Civil

    Naun TSI
  • Engenharia Estrutural

    Yongwoo Engineering
  • Equipamentos

    Jungyeon Engineering
  • Mais informações Menos informações
© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta em forma de "uma mão que aponta" está implantada no topo da colina na área de Sangsu-dong, em Seul. Tal qual o nome da região, que significa "a cidade sobre o rio", o projeto direciona-se ao rio Han a partir de cima. Um penhasco de 6 metros de altura divide a parte do "dedo que aponta", acima, da parte da "mão", abaixo. Estas diferenças de comprimento/largura e em encima/embaixo em pequeno terreno foram obstáculos desde a fase inicial do projeto.

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

É possível acessar o lote a partir dos níveis superior e inferior, sendo que no caso do segundo, o acesso só é feito à pé. A cota superior, com acesso veicular e de pedestres, foi escolhida como entrada principal, mas o "dedo", muito estreito, mostrou-se um obstáculo. Os arquitetos decidiram, então, não localizar a massa do edifício na parte estreita, levando-o até a borda do penhasco. Esta implantação, de massa pesada no relevo, resultou em uma estranha tensão entre os elementos e em um forte ponto de referência visual a partir do rio Han.

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

Isso finalmente formou a imagem principal do edifício, "a rocha pesada no penhasco". As rochas de 6 metros embaixo do penhasco revelam-se por cima da colina e constroem outra pedra na colina. "A rocha" pousa sobre ela mesma de maneira constante no solo, sem oprimir a escala de seu entorno. 

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

O material principal escolhido para revelar o conceito da "rocha" foi o tijolo. Tijolos envelhecidos com superfície rugosa foram utilizados principalmente para as fachadas. Tijolos reflexivos foram selecionados para a parte superior do edifício e ajudaram a realçar a imagem da rocha refletindo a luz do sol.

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

As aberturas também servem para destacar as fachadas pesadas. Foram utilizados dois tipos de vidro: o vidro claro está alinhado com a face interna das paredes e recebe uma forte sombra; o vidro reflexivo está alinhado com a superfície exterior e faz um buraco falso na fachada refletindo o entorno. Esses dois tipos de aberturas enriquecem o espaço interior, variando a percepção de profundidade.

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

A escada vertical que penetra no penhasco conecta os diferentes níveis por trás. O térreo é o único que não possui vista ao rio, mas cria sua própria atmosfera por meio de um pé direito de 6 metros.

Corte 3
Corte 3

O primeiro pavimento serve como uma peça de união entre o caminho estreito e o mirante com vista para o rio. Repetir a estrutura do espaço interior e a varanda exterior no 3º e 4º pavimentos, faz com que sua história termine na cobertura, um espaço para contemplar o rio e a cidade por completo.

© Shin Do Keun
© Shin Do Keun

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects" [‘The Rock’ Sangsu-dong office / designband YOAP architects] 19 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772128/a-rocha-escritorio-sangsu-dong-designband-yoap-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.