Escola da Cidade promove o seminário "Metrópole e Cultura"

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 19 de agosto, a socióloga Maria Arminda Arruda para a aula aberta “Metrópole e cultura”, título também de seu livro recém-reeditado pela EDUSP. A aula será seguida de um debate com a participação dos professores da Escola da Cidade, Fernando Viégas e José Guilherme Pereira Leite.

Fruto de uma tese de livre-docência concluída em 2001, "Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX" analisa a efervescência cultural da capital paulista nas décadas de 1940 e 50. Nas palavras da autora, “os ensaios que compõem a obra abordam diferentes linguagens – teatro, sociologia, poesia e arte concretas – no cenário de intensa urbanização e transformação de São Paulo em metrópole, no pós-Segunda Guerra Mundial”. O recorte temporal que estrutura o trabalho procura atentar para acontecimentos artísticos e culturais emblemáticos como a dramaturgia de Jorge Andrade, as peças do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a criação do MASP, a emergência de vanguardas poéticas e visuais, além da sociologia de Florestan Fernandes.

Maria Arminda Arruda é professora titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde os anos 1970. Bacharel em Ciências Sociais, é mestre, doutora e livre-docente em Sociologia pela mesma Universidade. Arminda é uma pioneira na prática da sociologia cultural no Brasil pesquisando grandes temas como História Social dos Intelectuais, da Literatura e das Artes, Sociologia da Comunicação de Massas e Teoria Social. Desde 2010 é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. É membro do Comitê Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e coordena diversos projetos de pesquisa vinculados à CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) e à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). É autora de diversos livros, ensaios e artigos, dentre os quais se destacam “Mitologia da mineiridade” e este “Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX”.

Fernando Viégas é arquiteto e urbanista e mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Sócio-fundador do escritório Una Arquitetos e professor da Escola da Cidade, onde coordena, com o arquiteto Alvaro Puntoni, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura”.

José Guilherme Pereira Leite, bacharel em ciências sociais, é mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, professor da Escola da Cidade e atual coordenador do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.

Seminário "Metrópole e cultura"

  • Data: 19 de agosto, quarta-feira
  • Horário: 18h
  • Local: Teatro Aliança Francesa
  • Endereço: Rua General Jardim, 182, São Paulo-SP

  • Título

    Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea
  • Website

  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    19 de Agosto de 2015 07:49 PM
  • Até

    19 de Agosto de 2015 07:49 PM
  • Onde

    Teatro Aliança Francesa
  • Endereço

    Rua General Jardim, 182

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove o seminário "Metrópole e Cultura"" 18 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772046/escola-da-cidade-promove-o-seminario-de-cultura-e-realidade-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.