Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez

Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Barrutieta, Goikoetxea, Perez, delaFuente; Barrutieta, Goikoetxea, Perez, delaFuente
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Agustín Sagasti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASCENDER Seating, Terraconti
  • Projeto Estrutural: MC2 ingeniería
  • Consultores De Sustentabilidade: Cener
  • Gerência De Projeto: LKS Ingeniería
  • Consultores De Energia: Cenit Solar
  • Desenhos: Xabier Barrutieta
  • Arquitetos Responsáveis: Orona Architecture & Facilities (Xabier Barrutieta, Eneko Gokoetxea), LKSingenieria (Javier de la Fuente, Santi Perez)
  • Cidade: Hernani
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Agustín Sagasti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cidade da Inovação, Orona IDeO, é o principal projeto da nova ampliação do Parque Tecnológico de San Sebastian (País Basco, Espanha). A proposta desse projeto é abrigar o Ecossistema de Inovação da empresa, que se destaca por reunir diferentes atividades sinérgicas, de negócios, centros tecnológicos e universidade. O projeto é uma resposta à necessidade de convívio e trocas para a empresa, criando um lugar que é ao mesmo tempo um símbolo e um lar comum para os mais de 4.500 funcionários, além de ser um ponto central para pesquisadores e estudantes nas áreas de mobilidade urbana, energia e ramos da eco-tecnologia.

© Agustín Sagasti

O edifício Orona Zero é o mais emblemático na Orona Ideo e abriga a sede da empresa. O volume inspira-se no círculo, forma constante na imagem da marca, buscando evocar elegância, dinamismo e exaltação através de um gesto formal abstrato. O resultado é um cilindro oco de 90 metros de diâmetro, 16 metros de altura e uma inclinação de 15 graus. O volume ergue-se a partir do solo conformando uma área em balanço de 1.500 m² na entrada do parque tecnológico, sendo enterrado no lado oposto, o que permite a passagem através e a criação da cobertura-fachada para o aproveitamento de energia solar.

Planta Baixa

Orona Zero é dedicado principalmente a escritórios, espaços com grandes cargas energéticas internas devido à suas ocupações e à densidade de equipamentos eletrônicos que dissipam o calor mas. Ao mesmo tempo os espaços de trabalho  requerem iluminação difusa para evitar ofuscamento. Em planta, os espaços de trabalho são locados próximos da fachada exterior. que enfrenta, principalmente, o norte, enquanto a galeria virada a sul com vista para o vazio central, em forma de anel, distribui o fluxo de pessoas.

© Agustín Sagasti

A fachada curva é constituída por uma pele composta por mais de 2.000 pixels triangulares alternados por meio de um desenho paramétrico entre: opacos, translúcidos e transparentes, dependendo de suas orientações, incidência de radiação solar, acesso aos pontos de vista externos e privacidade das salas. Mais de 1.000 placas fotovoltaicas policristalinas são integradas na cobertura inclinada, que contará com a produção anual de eletricidade equivalente ao consumo de 100 apartamentos médios.

© Agustín Sagasti

O interior do edifício recria diferentes ambientes de trabalho, desde estações de trabalho e salas de reuniões fechadas a uma série de espaços lounge adequados a reuniões informais e trabalhos pessoais. Esses projetos têm a capacidade de imprimir um caráter especial aos espaços de trabalho e também buscam evoluir a cultura da marca da empresa entre os funcionários.

© Agustín Sagasti

O edifício obteve certificações LEED Ouro e Breeam Excelente e foi selecionado pelo Conselho Mundial Green Building como referência em escritórios para Saúde, Bem-estar e Produtividade.

© Agustín Sagasti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jauregi Bailara, 25, 20120 Hernani, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez" [Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771058/orona-ideo-barrutieta-plus-goikoetxea-plus-delafuente-plus-perez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.