O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. Espanha
  5. Barrutieta
  6. 2014
  7. Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez

Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez

Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez
Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez, © Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

© Agustín Sagasti © Agustín Sagasti © Agustín Sagasti © Agustín Sagasti + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Jauregi Bailara, 25, 20120 Hernani, Gipuzkoa, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Orona Architecture & Facilities (Xabier Barrutieta, Eneko Gokoetxea), LKSingenieria (Javier de la Fuente, Santi Perez)
  • Área

    50.000 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Projeto Estrutural

    MC2 ingeniería
  • Consultores de Sustentabilidade

    Cener
  • Gerência de Projeto

    LKS Ingeniería
  • Consultores de Energia

    Cenit Solar
  • Desenhos

    Xabier Barrutieta
  • Mais informações Menos informações
© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cidade da Inovação, Orona IDeO, é o principal projeto da nova ampliação do Parque Tecnológico de San Sebastian (País Basco, Espanha). A proposta desse projeto é abrigar o Ecossistema de Inovação da empresa, que se destaca por reunir diferentes atividades sinérgicas, de negócios, centros tecnológicos e universidade. O projeto é uma resposta à necessidade de convívio e trocas para a empresa, criando um lugar que é ao mesmo tempo um símbolo e um lar comum para os mais de 4.500 funcionários, além de ser um ponto central para pesquisadores e estudantes nas áreas de mobilidade urbana, energia e ramos da eco-tecnologia.

© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

O edifício Orona Zero é o mais emblemático na Orona Ideo e abriga a sede da empresa. O volume inspira-se no círculo, forma constante na imagem da marca, buscando evocar elegância, dinamismo e exaltação através de um gesto formal abstrato. O resultado é um cilindro oco de 90 metros de diâmetro, 16 metros de altura e uma inclinação de 15 graus. O volume ergue-se a partir do solo conformando uma área em balanço de 1.500 m² na entrada do parque tecnológico, sendo enterrado no lado oposto, o que permite a passagem através e a criação da cobertura-fachada para o aproveitamento de energia solar.

Planta Baixa
Planta Baixa

Orona Zero é dedicado principalmente a escritórios, espaços com grandes cargas energéticas internas devido à suas ocupações e à densidade de equipamentos eletrônicos que dissipam o calor mas. Ao mesmo tempo os espaços de trabalho  requerem iluminação difusa para evitar ofuscamento. Em planta, os espaços de trabalho são locados próximos da fachada exterior. que enfrenta, principalmente, o norte, enquanto a galeria virada a sul com vista para o vazio central, em forma de anel, distribui o fluxo de pessoas.

© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

A fachada curva é constituída por uma pele composta por mais de 2.000 pixels triangulares alternados por meio de um desenho paramétrico entre: opacos, translúcidos e transparentes, dependendo de suas orientações, incidência de radiação solar, acesso aos pontos de vista externos e privacidade das salas. Mais de 1.000 placas fotovoltaicas policristalinas são integradas na cobertura inclinada, que contará com a produção anual de eletricidade equivalente ao consumo de 100 apartamentos médios.

© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

O interior do edifício recria diferentes ambientes de trabalho, desde estações de trabalho e salas de reuniões fechadas a uma série de espaços lounge adequados a reuniões informais e trabalhos pessoais. Esses projetos têm a capacidade de imprimir um caráter especial aos espaços de trabalho e também buscam evoluir a cultura da marca da empresa entre os funcionários.

© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

O edifício obteve certificações LEED Ouro e Breeam Excelente e foi selecionado pelo Conselho Mundial Green Building como referência em escritórios para Saúde, Bem-estar e Produtividade.

© Agustín Sagasti
© Agustín Sagasti

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício de Escritórios Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez" [Orona Ideo / Barrutieta + Goikoetxea + delaFuente + Perez] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771058/orona-ideo-barrutieta-plus-goikoetxea-plus-delafuente-plus-perez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.