Estúdio Cooroy / JMA Architects

Estúdio Cooroy / JMA Architects - Mais Imagens+ 12

© Peter Hyatt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio domina a colina e assume comando do entorno sem interferir na paisagem.

A intervenção, localizada na borda de uma colina ao lado do Monte Cooroy, seguiu alguns critérios de projeto, como as vistas deslumbrantes, comodidade visual do entorno, sustentabilidade, flexibilidade, e o fator dos ventos fortes. Também de grande preocupação foi a questão da construtividade neste terreno acidentado criando um acesso permanente ao Pavilhão.

© Peter Hyatt

Funcionalmente, o conceito possui dois pavilhões distintos.

O Pavilhão de serviço, revestido em painéis metálicos, possui banheiros e uma cozinha comercial. A estrutura curva da cobertura está afundada na cratera dos jardins no topo da colina, reduzindo o impacto visual para o componente de serviços do edifício. 

© Peter Hyatt

Esta tática libera o 'pavilhão do estúdio' para ter portas de vidro em todas as suas laterais. O pavilhão de serviços se torna parte da colina, enquanto que o 'pavilhão de estúdio' possui uma sensação de ausência total de peso, flutuando como uma caixa transparente que amplifica a tectônica de leveza e transparência. Uma grande área de deck envolve o entorno do pavilhão e o conecta com o pavilhão de serviços.

Planta Superior

As esquadrias retráteis permitem conectividade interna e externa, dependendo da direção do vento ou posição do sol. Em algumas das portas existem mecanismos de ventilação para quando todas as portas estão fechadas. Elementos de aberturas do tipo Svenson permite vários níveis de introversão espacial. Externamente, os painéis translúcidos permitem a entrada de luz natural enquanto reduz o brilho e proporciona sombra. Abaixo do estúdio principal existe um espaço de depósito de arte, dormitório ou serviços.

© Peter Hyatt

Uma das intenções primárias de concepção do projeto era a auto-suficiência: espaços multi-funcionais, materiais locais com baixo valor de energia agregado onde fosse possível. Para este fim, a tectônica é tudo, criando simplicidade. 

Corte 2

Componentes estruturais foram projetados para facilitar o transporte, como o transporte aéreo por helicóptero e facilidade de montagem. Os componentes e mecanismos simples para a estrutura metálica permite montagem fácil e rápida in loco, reduzindo o tempo bem como minimizando o impacto no terreno durante a construção.

© Peter Hyatt

O estúdio principal com portas dobráveis de três metros de altura, sem revestimento em suas quatro laterais. Portais estruturais metálicos em ambos os lados conferem ao espaço principal a abertura em qualquer direção tornando as grandes varandas parte do espaço interno. Isso permite um espaço verdadeiramente multifuncional que aproveita os pontos de vista, ventos predominantes e mantém flexibilidade máxima para workshops e funções privadas de variados tamanhos.

© Peter Hyatt

A cobertura da ala de serviços é um tronco de cone com um grande raio no topo, e menor raio na base. A ambiência selvagem do revestimento foi especialmente escolhida para se misturar com a cor natural da paisagem do entorno e o verde do Monte Cooroy que compõe o pano de fundo, enquanto permanece como uma expressão da função utilitária do edifício.

Tanques de água complementam a estética rural do entorno e as grandes calhas de recolhimento da água para maximizar o aproveitamento de águas pluviais.

Planta Inferior

Painéis fotovoltaicos capazes de fornecer energia para todo o complexo em uma operação cotidiana foram instalados na cobertura principal.

Comparados à uma solução mais convencional, este projeto dá uma perspectiva diferente no impacto visual da instalação das vantagens vizinhas e foi apelidado de 'helicóptero' pelos vizinhos.

© Peter Hyatt

Como um templo asiático, o edifício complementa a paisagem do entorno ao passo que ao mesmo tempo se compromete com ela, sendo completamente auto-suficiente em termos de água, eletricidade e gestão de resíduos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cooroy QLD 4563, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Cooroy / JMA Architects" [Cooroy Studio / JMA Architects] 30 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770964/estudio-cooroy-jma-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.