O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. grupoarquitectura
  6. 2010
  7. Residência Hidalga / grupoarquitectura

Residência Hidalga / grupoarquitectura

Residência Hidalga / grupoarquitectura
Residência Hidalga / grupoarquitectura, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa + 40

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade do México, México
  • Arquiteto Responsável

    Daniel Álvarez
  • Equipe de Projeto

    Pilar Medina, Rosa López, Susana López, Raúl Chávez, Sergio Valdés, Francisco Puente, Manuel Campos
  • Área

    900.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em uma encosta de montanha cercada por árvores em uma floresta próximo à Cidade do México. Era de fundamental importância não derrubar nenhuma das árvores existentes do terreno, o que foi traduzido em uma planta baixa que parece abraçá-las. Por causa da inclinação do terreno, o acesso é através do pavimento superior por um grande foyer, localizado dentro de uma estrutura de conexão que une os dois edifícios principais. O primeiro deles abriga todas as funções sociais da casa, como a sala de jantar, de estar, biblioteca e quartos, todos com vistas para o jardim, e já o segundo edifício alinhado com a rua abriga as áreas de serviço como a lavanderia, áreas de depósito e de serviço.

Planta Baixa
Planta Baixa

Estas duas estruturas envolvem um pátio interno bastante inclinado, com uma encosta a 60º de inclinação. Ao longo de todo o projeto, a casa se adapta À topografia. Os elementos estruturais foram cortados em áreas específicas onde árvores estavam instaladas para evitar derrubá-las.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Dadas as características específicas deste terreno, sua inclinação, orientação norte e o sentimento de estar abrigado por sob a copa das árvores foi essencial prover a casa de ar e calor. Essa estratégia foi traduzida em uma escadaria central exposta ao sul que captura a luz do sol e as funções como um radiador que proporciona calor às áreas internas da casa, equilibrando as temperaturas.

Corte
Corte

Estruturalmente, a casa consiste de uma estrutura metálica que permite grandes vãos e balanços. Todas as paredes internas são paredes de alvenaria revestidas com painéis de madeira e de pedra que são autoportantes, e portanto não interferem com a estrutura metálica com o teto flutuante acima.

Residência Hidalga / grupoarquitectura, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Poucos materiais foram utilizados, todos os pisos são ora granito preto para as áreas mais públicas e assoalho de madeira para os quartos. Algumas paredes foram revestidas com painéis de mármore travertino para ambas as paredes externas e divisórias internas, exceto pelas paredes dos quartos que possuem painéis de madeira.

Corte
Corte

Foi de extrema importância para a casa se misturar com a paisagem do entorno sem pretensão, dando a sensação de sempre ter estado aqui.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Hidalga / grupoarquitectura" [Hidalga Residence / grupoarquitectura] 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770590/hidalga-residence-grupoarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.