O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Brasil
  5. Estudio Guto Requena
  6. 2015
  7. Bar Stella Artois / Estudio Guto Requena

Bar Stella Artois / Estudio Guto Requena

  • 05:00 - 19 Julho, 2015
Bar Stella Artois / Estudio Guto Requena
Bar Stella Artois / Estudio Guto Requena, Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Cortesia de Guto Requena Cortesia de Guto Requena Cortesia de Guto Requena Cortesia de Guto Requena + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo - São Paulo, Brasil
  • Criação e direção Geral

    Guto Requena
  • Equipe Estudio Guto Requena

    Paula Molinari, Joana Telles, Patrícia Giufrida, André Romitelli, Martina Brusius
  • Área

    320.0 m2
  • Ano do projeto

    2015

O ESPAÇO

O Bar Stella Artois foi concebido buscando revelar a memória do local, resquícios das edições anteriores da Casa Cor e dos eventos que ali aconteceram. Paredes e piso guardam marcas dessa história, com restos de papel de parede, buracos, canos aparentes, superfícies inacabadas e as marcas do tempo. Escolheu-se não utilizar quase nenhum revestimento. O terraço busca valorizar a vista do Jóquei Clube, voltando-se para o skyline da Marginal Pinheiros e celebrar a cidade. O salão interno no entanto, é um convite à introspecção.

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

A curadoria de móveis, objetos e protótipos sugere uma aula pelo design contemporâneo brasileiro, misturando peças icônicas de nomes consagrados como Sérgio Rodrigues, Percival Lafer e Jean Gillon, com designers emergentes e a nova geração, como Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida, Carol Gay, Neute Chvaicer, Hugo Sigaud, Nada se Leva, Leo Capote, Superlimão, Lucas Neves, Paulo Alves, Fetiche, Maurício Arruda, Mono, Rodrigo Kurhi, Cristhian Grego, Marko Brajovic, além de obras dos artistas Felipe Morozini, Kleber Matheus, Rodrigo Bueno, do grafiteiro Tec e tapeçaria de Rubem Dario. Guto Requena expõe pela primeira vez o protótipo original do seu primeiro produto criado em 2007, as Mesas Joly.

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Os dois bares feitos de bloco de cimento aparentes recebem tampo de mármore Fior di Pesco Carnico vindo da Itália, única jazida no mundo com essa pedra. Os 12 bancos do Bar interno foram criados a partir de bancos comuns de madeira, que num processo de “hackeamento” receberam pés bolas de madeira feitos em torno para ficarem 10 cm mais altos, e foram vestidos com um novelo de seda primitivo, tecido por bichos da seda cultivados no Sul do Brasil e tingidos com material orgânico, como cebola, beterraba e terra.

A OBRA INTERATIVA

Concebida por Guto Requena e criada coletivamente com os artistas Rita Wu, Dimitre Lima, Luka Brajovic e com projeção mapeada de Eduzal, a obra transforma o ambiente num espaço híbrido, um imenso observatório de emoções. Essa projeção mapeada (de 30m X 10m) apresenta graficamente a coleta em tempo real feita na internet (Twitter e Instagram) de hashtags de emoções postadas em português. É possível visualizar quais emoções as pessoas postam, o que falam e suas imagens. Uma música generativa (feita pelo computador, que nunca terá fim) é criada também em tempo real como resposta à essas hashtags. Um grupo de 6 emoções básicas do homem, conforme definição do Psicólogo Dr. Phillip Shaver (2001), são visualizadas na projeção: #AMOR; #ALEGRIA; #SURPRESA; #RAIVA; #MEDO; #TRISTEZA

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Os visitantes são convidados a beber uma cerveja e contemplar essa obra com comportamento visual e sonoro gerados em tempo real pelas emoções das pessoas na internet. Cada post orbita em volta da emoção correspondente. Aquela mais postada cresce visualmente na parede, permitindo entender qual emoção predomina no momento e relacioná-la com fatos políticos, históricos e culturais do nosso dia. Por exemplo, estaríamos postando agora mais #RAIVA? Teria esse dado alguma relação com uma grande manifestação contra o atual governo? Ou #AMOR aparece mais hoje por ser dia dos namorados? Estamos com mais #MEDO devido uma notícia de falta de água no país? Ou a #ALEGRIA predomina por algum motivo especial?

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Encontra-se no espaço ainda, um sensor que permite que um visitante o toque para coletar seu batimento cardíaco, impactando diretamente na visualização e no comportamento da obra. Assim o público contribui postando hashtags sobre seu estado emocional, ou liberando dados vitais produzidos pelo seu corpo.

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Este projeto procura transcender questões de cunho meramente estético e convida as pessoas para uma experiência de imersão áudio visual, numa narrativa que reflete seus próprios comportamentos.

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Estamos todos conectados, somos todos feitos da mesma matéria. Todos somos um. O projeto para o Bar Interativo do Estudio Guto Requena apresenta uma reflexão sobre o futuro do design, que deve cada vez mais se pautar em emoções, redes, narrativas e memória. O Design está em crise, assim como todas as disciplinas que estimulam o consumo. O mundo não precisa de mais uma cadeira. Estabelecer uma relação afetiva entre a pessoa e o objeto estimula um ciclo de vida mais longo, o que pode ser chamado de sustentabilidade afetiva. Chega de celebrar o novo. O bom design conta uma boa história.

Cortesia de Guto Requena
Cortesia de Guto Requena

Sejamos brasileiros, improvisados, autênticos, bem humorados. Sejamos nós mesmos, seja lá o que isso signifique. O futuro dos espaços é híbrido e interativo, uma mescla entre o concreto e o digital, o físico e o virtual – ambos reais. Somos todos ciborgues agora, fruto da mistura entre o orgânico e o tecnológico. As tecnologias digitais tem como papel fundamental nos tornar mais unidos, participativos e mais humanos. Estamos todos conectados.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Estudio Guto Requena
Escritório
Cita: "Bar Stella Artois / Estudio Guto Requena" 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770465/bar-stella-artois-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.