Escola Infantil Baillargues / MDR Architectes

Escola Infantil Baillargues / MDR Architectes - Mais Imagens+ 28

Baillargues, França
© Mathieu Ducros

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está num terreno com ótima localização, central, portanto, a construção é muito harmoniosa, um cruzamento entre a arquitetura antiga refinada e um projeto de natureza contemporânea. Uma das principais vantagens deste projeto, apesar de estar no centro da cidade antiga, é que ele se beneficia desta localização privilegiada, com uma vegetação extraordinária e ótimas vistas.

O entorno destaca a identidade "mediterrânea" do terreno, que é um símbolo do projeto.

© Mathieu Ducros

Respeitar essa identidade mediterrânea é possível através dos materiais utilizados e dos volumes e proporção dos edifícios, considerando as construções vizinhas, mantendo sua forte identidade: um projeto da escola é uma prioridade no que diz respeito às infraestruturas públicas

© Mathieu Ducros

Esta configuração projetada tornou-se uma necessidade e a ambição do edifício era "estender a mão para a rua".

Planta - 1º Pavimento

O terreno tem desníveis visíveis: uma encosta íngreme entre a Rua Chicane, à frente, e o pequeno bosque, no eixo Leste-Oeste, e outra encosta com uma orientação favorável para o sul. Assim, planejamos um edifício longitudinal com uma bela fachada ao sul. 

© Mathieu Ducros

Uma escola para crianças pequenas precisa de acesso fácil e layout interno otimizado, portanto optamos pela planta térrea. Colocamos o edifício na parte superior do terreno para criar espaços externos protegidos pela topografia. Este layout oferece também um grande estacionamento coberto para cerca de 50 carros e, portanto, otimiza o terreno para promover espaços externos dedicados às crianças. A partir da rua, o projeto tem uma natureza mais urbana; além desta área de estacionamento acessível diretamente a partir da rua, há uma grande permeabilidade de vista sobre os espaços vizinhos, evitando o confinamento negativo das vagas mais cobertas.

As salas de aula foram colocadas em torno do campo de jogos externo. Elas se espalham ao longo do eixo leste-oeste e recebem bastante luz natural. Cada sala de aula tem um acesso privilegiado ao parque: o layout interno possui grandes janelas e várias entradas. Elas possuem aberturas traseiras e dianteiras para também se beneficiarem da ventilação cruzada.

© Mathieu Ducros

Acreditamos que esta arquitetura seja marcante e que ela promove o seu carácter inovador, sem ser artificial, sublinhando a integração e a percepção de um edifício público com um layout muito específico.

© Mathieu Ducros

A pedra Claret, usada em gabiões, fundamenta o projeto em seu terreno acolhedor. A cor branca das paredes protege o edifício contra superaquecimento. Nas laterais do edifício menos expostas, uma tonalidade amarelo dourado traz um efeito brilhante. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baillargues, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil Baillargues / MDR Architectes" [Baillargues Nursery School / MDR Architectes] 16 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770279/escola-infantil-baillargues-mdr-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.