Centro de Controle Aéreo APP-Q / Estudio 685

Centro de Controle Aéreo APP-Q / Estudio 685 - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Estudio 685 ; Estudio 685
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  545
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Christian Obando
  • Projeto E Construção: Estudio 685
  • Equipe De Projeto: Francisco Cevallos, Jorge Jarrín Coello
  • Projeto Estrutural: Ginno Manciati
  • Projeto Elétrico: Pedro Jarrín
  • Projeto Mecânico: Sein Proaño
  • Residente De Obra: Verónica Padrón
  • Cliente: Indra Sistemas S.A.
  • Ministério Coordenador: Ministério de Transporte e Obras Públicas
  • Usuário Final: Dirección General de Aviación Civil (DGAC)
  • Vídeo: Christian Obando
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Christian Obando

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto APP-Q é uma infraestrutura pública para o controle aéreo nacional, localizada dentro do novo aeroporto de Quito. As condições programáticas do edifício são complexas pelo tipo de trabalho que se desenvolve ali, assim como as condições do local.

© Christian Obando

Um ponto de partida para o projeto foi alcançar a geração de acessibilidade global no edifício, por isso, a rampa torna-se o instrumento que articula os espaços, gerando um meio nível e um nível superior que acolhe todo o programa solicitado pelo usuário. Porém, não apenas a rampa prevê a acessibilidade, os espaços são dotados de uma ergonomia que permite que qualquer pessoa com capacidades restritas desempenhe qualquer atividade. Mas por que pensar em um tipo de edifício como este em um segundo nível, por que gerar este novo desafio se ele poderia ser resolvido em apenas um nível?

Planta Primeiro Pavimento

O clima do setor onde o edifício está localizado (Tabebala) possui uma incidência solar extrema, assim, era necessário buscar uma estratégia para climatizar o interior do edifício utilizando sua geometria como um instrumento térmico. O bloco do segundo nível eleva-se sobre um bosque de colunas que permitem que o ar circule, gerando sombra para aproveitar este espaço vazio como uma área de estar e de trânsito.

© Christian Obando

Esta tipologia de edifício mostrou-se muito difícil de entender por sua complexidade funcional. Ainda assim, o projeto da conta de descrever o que acontece em seu interior tomando esta desvantagem como uma oportunidade para repensar uma infraestrutura pública e dotá-la da acessibilidade que um projeto desta envergadura requer.

© Christian Obando

A acessibilidade engloba o projeto: a fachada representa o mapa de aerovias do Equador, as cidades mais representativas e estas aerovias são marcadas através de marcas profundas que podem ser vistas e tocadas durante o dia. Durante a noite, optou-se pela iluminação LED que traça o eixo principal destas aerovias, tornando global a percepção do projeto.

© Christian Obando

O Equador, um país de montanhas, tem incríveis paisagens, Tababela é um vale com um entorno espetacular. Essa é outra razão pela qual optou-se por elevar os blocos do projeto e repensar a rampa como um "instrumento da paisagem", gerando observatórios em três alturas, que são as salas de descanso, estas tem grande importância pois o trabalho desenvolvido aqui demanda grande concentração. A paisagem também se manifesta e é reinterpretada no bosque de colunas que sustenta o bloco horizontal, celebrando a paisagem próxima de Tababela que possui grandes árvores frutíferas. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mariscal Sucre International Airport, Quito 17107032, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Controle Aéreo APP-Q / Estudio 685" [Centro de Control Aéreo APP-Q / Estudio 685] 16 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770252/centro-de-controle-aereo-app-q-estudio-685> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.