Reabilitação da Torre del Baró / Jordi Farrando

Reabilitação da Torre del Baró / Jordi Farrando - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Jordi Farrando; Jordi Farrando
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  318
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mediclinics
  • Arquiteto Técnico: Modest Mor i París
  • Direção Facultativa: Jordi Farrando
  • Construtor: Construccions Cots i Claret
  • Promotor: Barcelona d'Infraestructures Municipals
  • Orçamento: 585.324,65 € (PEM)
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Um castelo que não é um castelo

A Torre del Baró é um ediífioc de 1904, situado numa das linhas da crista da serra de Collserola, de estilo historicista e ar de fortificação - mesmo que se tratando originariamente de um edifício residencial.

É visível deste boa parte do setor nordeste de Barcelona e dispõe de vistas sobre a cidade os vales interiores da área metropolitana.

Implantação

Uma ruína que não quer ser ruína

A construção nunca se completou e constitui uma ruína desde sua origem. Destinada ao uso militar durante a guerra civil e ponto de encontro para movimentos comunitários na década de 70, seu abandono a levou a um contínuo processo de degradação.

© Adrià Goula

No final da década de 80 foi realizada uma operação de consolidação para afrontar os problemas estruturais e foi construído um mirante para Barcelona. Depois foram feitas diversas obras parciais inexplicavelmente inacabadas. Lamentavelmente, como o edifício não tinha nenhum uso, sua degradação ainda era constante.

© Adrià Goula

O novo destino como ponto de informação do Parque de Collserola e as obras desenvolvidas com tal fim possuem como objetivo deter este processo, permitir o uso cidadão e o converter em referência para os bairros do entorno.

© Adrià Goula

Um quiosque na montanha

O ponto de informação está localizado no piso térreo, um espaço diáfano onde a parte destinada ao serviço informativo é revestido até meia altura com azulejo cerâmico e se articula com um mostruário de granito. Uma grande foto retroiluminada e alguns painéis de ferro preto são as bases sobre as quais se estampam a informação.

© Adrià Goula

No pavimento inferior estão os serviços e armazéns. Para facilitar o acesso ao térreo é construída uma escada metálica que satisfaça os atuais requerimentos normativos. Estas duas plantas constituem os únicos níveis plenamente públicos e a única zona com fechamentos e proteção.

© Adrià Goula

O resto do edifício é destinado ao mirante, acessado por uma escada caracol introduzida nos anos 80. Em todos os pavimentos superiores a segurança das aberturas é aprimorada, não são colocados fechamentos, de modo que estes níveis ficam abertos.

© Adrià Goula

As três peles do tempo

A intervenção respeita o passado, tanto com a construção original como com a intervenção dos anos 80, adicionando uma nova camada ao edifício que não impede as leituras anteriores.

© Adrià Goula

A construção original é caracterizada por móveis de alvenaria e aberturas com dintéis e arcos. A intervenção de 1987 adota o concreto e o ferro pintado de cinza.

Corte

A nova intervenção trabalha praticamente com um único material: ferro preto. Com ele são configurados tanto os novos elementos de segurança (cercas e grades), como os painéis e atris expositivos, os perfis das novas divisões e a nova escada.

A linguagem contemporânea da intervenção resulta compatível com o caráter historicista do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carretera Alta de les Roquetes, 311, 08033 Barcelona, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação da Torre del Baró / Jordi Farrando" [Rehabilitación de la Torre del Baró / Jordi Farrando] 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770132/reabilitacao-da-torre-del-baro-jordi-farrando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.