O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Transporte
  4. Estados Unidos
  5. HOK
  6. 2014
  7. Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK

Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK

Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK
Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK, © John Linden
© John Linden

© John Linden © John Linden © John Linden © John Linden + 11

  • Arquitetos

    HOK
  • Localização

    Orange County, CA, EUA
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Los Angeles - O novo Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim (ARTIC) estabelece um precedente para centros de trânsito com consciência cívica nos Estados Unidos. O escritório HOK fez o projeto do ARTIC, que representa a próxima geração de transporte público no sul da Califórnia, como uma estação de trânsito inovadora que serve como um destino em si.

© John Linden
© John Linden

"ARTIC é um edifício focado na comunidade que mudará a forma como as pessoas pensam sobre o transporte público", disse Ernest Cirangle, FAIA, LEED AP, diretor de projeto do escritório do HOK em Los Angeles. "Esta instalação icônica é um símbolo de uma nova era de transporte público e só foi possível por causa do compromisso inabalável com os líderes da cidade com um design contemporâneo e arrojado."

Planta Primeiro Pavimento com Entorno
Planta Primeiro Pavimento com Entorno

Projetada para atender as necessidades de transporte de mais de três milhões de pessoas por ano nos próximos anos, o centro conecta sistemas de transporte e de serviços ferroviários regionais e de ônibus interurbanos. O desenho flexível do ARTIC garante que ele possa servir como um terminal do sul para o futuro sistema ferroviário de alta velocidade da Califórnia. Além de acomodar embarques, desembarques e transferências de passageiros, o ARTIC integra facilidades, tais como varejo orientado para o trânsito, Wi-Fi e estações de carregamento, estacionamento, bicicletários, armários, espaço da comunidade e serviços de alimentação.

© John Linden
© John Linden

O escritório HOK ganhou um concurso internacional para a concepção do projeto. O desafio da equipe era criar um ícone que receberia uma nova era do transporte público na região. A estação também foi concebida como um catalisador para a transformação do núcleo de Anaheim para uma zona para pedestres que promove a conectividade e um ambiente vibrante, de uso misto. Conhecido como o "Triângulo Platinum", a área ao redor da estação inclui destinos como Angel Stadium, Honda Center, o, também projeto do HOK, Anaheim Convention Center, além de estar perto da Disneyland.

© John Linden
© John Linden

"O plano diretor estabelece uma via de pedestres clara no futuro, o desenvolvimento de uso misto com ARTIC como o principal destino", disse Cirangle. "O edifício extrovertido tem uma presença significativa, mas acolhedora e ajudará a estimular o desenvolvimento orientado para o trânsito."

© John Linden
© John Linden

Inspirando-se nos grandes salões de trânsito clássicos, incluindo o Grand Central Terminal em Nova York, juntamente com a elegância estrutural de hangares de dirigíveis locais, a equipe desenvolveu um conceito de projeto do século XXI para a instalação de trânsito voltadas para o futuro. O projeto alcança a singular forma parabólica que tornou-se a assinatura do ARTIC, empregando um sistema estrutural de arcos de aço em forma de diamante preenchidos com ETFE translúcido (etileno tetrafluoretileno). Nas extremidades norte e sul, paredes de cortina independentes trazem a luz do dia e abrem o edifício para as vistas. O grande vão da estrutura em grelha cria um grande átrio, cheio de luz que acomoda a circulação aberta.

Elevação Norte
Elevação Norte

A equipe de projeto utilizou o Building Information Modeling (BIM) para desenvolver tais formas, geometrias e funções complexas do ARTIC, para navegar as complexidades dos sistemas de construção, e para estudar as tolerâncias da construção e desempenho ambiental. "Ao usar o BIM, fomos capazes de otimizar e coordenar a geometria precisa do escudo abobadado, tecnologia da fachada ETFE, sistemas de tela chuva e painel de metal e vidro", disse Albert Kaneshiro, AIA, LEED AP, gestor de projetos da HOK. "BIM nos permitiu combinar conexões ETFE com a geometria do aço em uma estrutura que está em constante expansão e contratação."

© John Linden
© John Linden

Com base nas metas da cidade para a sustentabilidade, a equipe projetou o ARTIC para a certificação US Green Building Council LEED Platinum. A estrutura em forma de abóbada atua em conjunto com sistemas mecânicos avançados para otimizar a eficiência energética. Suportes de ETFE inflados lançam uma luz suave, translúcida em todo o grande salão, enquanto a camada adicional de vidro sobre a camada exterior reduz o ganho de calor solar. Correntes de convecção natural ventilam o edifício: como o calor sobe do mais baixo sul, dirige-se para o lado norte e, finalmente, para fora através de grelhas operáveis. O aquecimento solar, sistema de piso de arrefecimento e sistema de climatização otimizado ajudarão a reduzir o consumo de energia do ARTIC em 50%.

© John Linden
© John Linden

LEDs montados na estrutura iluminam os suportes de ETFE em gradações de cores mutáveis, proporcionando uma presença marcante no horizonte pela noite. Quando a noite cai, o ARTIC torna-se iluminado por dentro e age como um farol para as rodovias e ruas locais.

Elevação Oeste
Elevação Oeste

O HOK forneceu arquitetura, design de interiores, planejamento geral e serviços de design urbano. Parsons Brinckerhoff, gerente do projeto, atuou como o engenheiro ferroviário e civil. Outros consultores incluem Thornton Tomasetti como engenheiro de estruturas, Buro Happold como engenheiro de instalações prediais, SWA como paisagista, e Clark Construction como empreiteira geral.

© John Linden
© John Linden

O grupo de Aviação + Transporte da HOK projeta terminais de passageiros de alta performance, estações, instalações intermodais, sistemas automáticos de deslocamento de pessoas, sistemas ferroviários ligeiros e outras infraestruturas de transporte. Projetos de A + T recentes incluem o Complexo do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, Qatar; o Programa de Salt Lake City International Airport Terminal Redevelopment; o Plano Diretor Union Station, em Washington, DC; Indianapolis International Airport Coronel H. Weir Terminal Fogão; e a Sky Train® PHX no Phoenix Sky Harbor International Airport.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
HOK
Escritório
Cita: "Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK" [Anaheim Regional Transportation Intermodal Center / HOK] 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770064/centro-regional-de-transporte-intermodal-anaheim-hok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.