O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Transporte
  4. Estados Unidos
  5. HOK
  6. 2014
  7. Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK

Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK

Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK
Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK, © John Linden
© John Linden

© John Linden © John Linden © John Linden © John Linden + 11

  • Arquitetos

    HOK
  • Localização

    Orange County, CA, EUA
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Los Angeles - O novo Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim (ARTIC) estabelece um precedente para centros de trânsito com consciência cívica nos Estados Unidos. O escritório HOK fez o projeto do ARTIC, que representa a próxima geração de transporte público no sul da Califórnia, como uma estação de trânsito inovadora que serve como um destino em si.

© John Linden
© John Linden

"ARTIC é um edifício focado na comunidade que mudará a forma como as pessoas pensam sobre o transporte público", disse Ernest Cirangle, FAIA, LEED AP, diretor de projeto do escritório do HOK em Los Angeles. "Esta instalação icônica é um símbolo de uma nova era de transporte público e só foi possível por causa do compromisso inabalável com os líderes da cidade com um design contemporâneo e arrojado."

Planta Primeiro Pavimento com Entorno
Planta Primeiro Pavimento com Entorno

Projetada para atender as necessidades de transporte de mais de três milhões de pessoas por ano nos próximos anos, o centro conecta sistemas de transporte e de serviços ferroviários regionais e de ônibus interurbanos. O desenho flexível do ARTIC garante que ele possa servir como um terminal do sul para o futuro sistema ferroviário de alta velocidade da Califórnia. Além de acomodar embarques, desembarques e transferências de passageiros, o ARTIC integra facilidades, tais como varejo orientado para o trânsito, Wi-Fi e estações de carregamento, estacionamento, bicicletários, armários, espaço da comunidade e serviços de alimentação.

© John Linden
© John Linden

O escritório HOK ganhou um concurso internacional para a concepção do projeto. O desafio da equipe era criar um ícone que receberia uma nova era do transporte público na região. A estação também foi concebida como um catalisador para a transformação do núcleo de Anaheim para uma zona para pedestres que promove a conectividade e um ambiente vibrante, de uso misto. Conhecido como o "Triângulo Platinum", a área ao redor da estação inclui destinos como Angel Stadium, Honda Center, o, também projeto do HOK, Anaheim Convention Center, além de estar perto da Disneyland.

© John Linden
© John Linden

"O plano diretor estabelece uma via de pedestres clara no futuro, o desenvolvimento de uso misto com ARTIC como o principal destino", disse Cirangle. "O edifício extrovertido tem uma presença significativa, mas acolhedora e ajudará a estimular o desenvolvimento orientado para o trânsito."

© John Linden
© John Linden

Inspirando-se nos grandes salões de trânsito clássicos, incluindo o Grand Central Terminal em Nova York, juntamente com a elegância estrutural de hangares de dirigíveis locais, a equipe desenvolveu um conceito de projeto do século XXI para a instalação de trânsito voltadas para o futuro. O projeto alcança a singular forma parabólica que tornou-se a assinatura do ARTIC, empregando um sistema estrutural de arcos de aço em forma de diamante preenchidos com ETFE translúcido (etileno tetrafluoretileno). Nas extremidades norte e sul, paredes de cortina independentes trazem a luz do dia e abrem o edifício para as vistas. O grande vão da estrutura em grelha cria um grande átrio, cheio de luz que acomoda a circulação aberta.

Elevação Norte
Elevação Norte

A equipe de projeto utilizou o Building Information Modeling (BIM) para desenvolver tais formas, geometrias e funções complexas do ARTIC, para navegar as complexidades dos sistemas de construção, e para estudar as tolerâncias da construção e desempenho ambiental. "Ao usar o BIM, fomos capazes de otimizar e coordenar a geometria precisa do escudo abobadado, tecnologia da fachada ETFE, sistemas de tela chuva e painel de metal e vidro", disse Albert Kaneshiro, AIA, LEED AP, gestor de projetos da HOK. "BIM nos permitiu combinar conexões ETFE com a geometria do aço em uma estrutura que está em constante expansão e contratação."

© John Linden
© John Linden

Com base nas metas da cidade para a sustentabilidade, a equipe projetou o ARTIC para a certificação US Green Building Council LEED Platinum. A estrutura em forma de abóbada atua em conjunto com sistemas mecânicos avançados para otimizar a eficiência energética. Suportes de ETFE inflados lançam uma luz suave, translúcida em todo o grande salão, enquanto a camada adicional de vidro sobre a camada exterior reduz o ganho de calor solar. Correntes de convecção natural ventilam o edifício: como o calor sobe do mais baixo sul, dirige-se para o lado norte e, finalmente, para fora através de grelhas operáveis. O aquecimento solar, sistema de piso de arrefecimento e sistema de climatização otimizado ajudarão a reduzir o consumo de energia do ARTIC em 50%.

© John Linden
© John Linden

LEDs montados na estrutura iluminam os suportes de ETFE em gradações de cores mutáveis, proporcionando uma presença marcante no horizonte pela noite. Quando a noite cai, o ARTIC torna-se iluminado por dentro e age como um farol para as rodovias e ruas locais.

Elevação Oeste
Elevação Oeste

O HOK forneceu arquitetura, design de interiores, planejamento geral e serviços de design urbano. Parsons Brinckerhoff, gerente do projeto, atuou como o engenheiro ferroviário e civil. Outros consultores incluem Thornton Tomasetti como engenheiro de estruturas, Buro Happold como engenheiro de instalações prediais, SWA como paisagista, e Clark Construction como empreiteira geral.

© John Linden
© John Linden

O grupo de Aviação + Transporte da HOK projeta terminais de passageiros de alta performance, estações, instalações intermodais, sistemas automáticos de deslocamento de pessoas, sistemas ferroviários ligeiros e outras infraestruturas de transporte. Projetos de A + T recentes incluem o Complexo do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, Qatar; o Programa de Salt Lake City International Airport Terminal Redevelopment; o Plano Diretor Union Station, em Washington, DC; Indianapolis International Airport Coronel H. Weir Terminal Fogão; e a Sky Train® PHX no Phoenix Sky Harbor International Airport.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK" [Anaheim Regional Transportation Intermodal Center / HOK] 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770064/centro-regional-de-transporte-intermodal-anaheim-hok> ISSN 0719-8906