O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Estudio A+3
  6. 2015
  7. Casas Geminadas / Estudio A+3

Casas Geminadas / Estudio A+3

Casas Geminadas / Estudio A+3
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 22

  • Equipe de Projeto

    Lucas Asensio, Pamela Asensio, Maria Vega
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. As casas encontram-se em Chacras del Norte, uma nova área residencial a minutos de Córdoba. O projeto nasce da necessidade de Facundo e Juan Cruz (irmãos e com suas famílias constituídas) de terem suas próprias residências num terreno que possuem em comum.

Planta - Térreo (a)
Planta - Térreo (a)

Sobre um lote de 12,5 x 29 m adota-se um partido compacto e com a intenção de ser equitativo em dimensões, acessos e orientações é planejado um eixo que permite a frente do lote em dois fragmentos de 6,2 metros para cada residência.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Cada unidade é composta pelo térreo com uma garagem semi-coberta, um único ambiente no qual se desenvolve a vida cotidiana (sala de estar / living / cozinha / copa/ varanda / churrasqueira). Através de painéis móveis esses espaços podem se tornar independentes dando resposta às diferentes necessidades de uso.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Como premissa além da flexibilidade, buscou-se a integração do espaço interior com o exterior, mediante o uso de caixilhos de correr de piso ao teto e que ocupam toda a espessura da residência há uma plena conexão com a varanda que atua como elemento de transição entre interior e exterior. O térreo é completado com um toilette e a escada de acesso ao nível superior.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

No pavimento superior estão distribuídos os dormitórios, a principal suíte voltada para a rua e outros dois dormitórios com um terraço de uso comum com vista para o pátio.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A volumetria do conjunto é apresentada com linhas e volumes puros dando a ideia de apenas uma unidade, reforçando a horizontalidade do conjunto. A utilização da pedra "taco san luis" nas paredes interiores e exteriores em conjunto com a madeira proporcionam calidez ao conjunto. Para a proteção solar, foram adotadas venezianas de correr nas janelas que dão para o norte e a cobertura da garagem de metal expandido atua como uma "peneira" solar sobre os acessos às unidades.

Cita: "Casas Geminadas / Estudio A+3" [Townhouses in Cordoba / Estudio A+3] 10 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770019/casas-geminadas-estudio-a-plus-3> ISSN 0719-8906