Casas Geminadas / Estudio A+3

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 6 de 22
© Gonzalo Viramonte
Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Estudio A+3
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  306
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 2 de 22Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 3 de 22Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 4 de 22Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 5 de 22Casas Geminadas / Estudio A+3 - Mais Imagens+ 17

  • Equipe De Projeto: Lucas Asensio, Pamela Asensio, Maria Vega
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 17 de 22
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. As casas encontram-se em Chacras del Norte, uma nova área residencial a minutos de Córdoba. O projeto nasce da necessidade de Facundo e Juan Cruz (irmãos e com suas famílias constituídas) de terem suas próprias residências num terreno que possuem em comum.

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo (a)

Sobre um lote de 12,5 x 29 m adota-se um partido compacto e com a intenção de ser equitativo em dimensões, acessos e orientações é planejado um eixo que permite a frente do lote em dois fragmentos de 6,2 metros para cada residência.

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 15 de 22
© Gonzalo Viramonte

Cada unidade é composta pelo térreo com uma garagem semi-coberta, um único ambiente no qual se desenvolve a vida cotidiana (sala de estar / living / cozinha / copa/ varanda / churrasqueira). Através de painéis móveis esses espaços podem se tornar independentes dando resposta às diferentes necessidades de uso.

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 14 de 22
© Gonzalo Viramonte

Como premissa além da flexibilidade, buscou-se a integração do espaço interior com o exterior, mediante o uso de caixilhos de correr de piso ao teto e que ocupam toda a espessura da residência há uma plena conexão com a varanda que atua como elemento de transição entre interior e exterior. O térreo é completado com um toilette e a escada de acesso ao nível superior.

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 12 de 22
© Gonzalo Viramonte

No pavimento superior estão distribuídos os dormitórios, a principal suíte voltada para a rua e outros dois dormitórios com um terraço de uso comum com vista para o pátio.

Casas Geminadas / Estudio A+3 - Imagem 9 de 22
© Gonzalo Viramonte

A volumetria do conjunto é apresentada com linhas e volumes puros dando a ideia de apenas uma unidade, reforçando a horizontalidade do conjunto. A utilização da pedra "taco san luis" nas paredes interiores e exteriores em conjunto com a madeira proporcionam calidez ao conjunto. Para a proteção solar, foram adotadas venezianas de correr nas janelas que dão para o norte e a cobertura da garagem de metal expandido atua como uma "peneira" solar sobre os acessos às unidades.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Geminadas / Estudio A+3" [Townhouses in Cordoba / Estudio A+3] 10 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770019/casas-geminadas-estudio-a-plus-3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.