Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 2 de 34Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 3 de 34Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 4 de 34Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 5 de 34Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Mais Imagens+ 29

Pêra, Portugal
  • Autora: Marlene Uldschmidt
  • Colaboração: Maurícia Bento
  • Estrutura: Protecna Engineering Team
  • Carpintaria: Equipa Quatro, Comércio e Construcões, Lda.
  • Cidade: Pêra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 19 de 34
© Fernando Guerra | FG+SG

CASA VALE DE MARGEM é uma casa de campo de um piso localizada numa zona rural do Barrocal Algarvio, uma área extremamente sensível para intervir pois parte do terreno é classificada como Zona de Proteção Agrícola. Neste sentido o estúdio desenvolveu uma estratégia de intervenção, equilibrada, harmoniosa e, sobretudo, de integração com a paisagem rural envolvente. 

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 15 de 34
© Fernando Guerra | FG+SG

A Casa Vale de Margem é uma extensão de uma tradicional casa de campo portuguesa caracterizada por pequenos compartimentos e vãos encerrados. De forma a criar novos espaços amplos inundados pela luz, foi construído um corpo como elemento adicional ao existente, tirando partido a cotas superiores do espaço aberto a oeste.

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 28 de 34
Planta Baixa

A acentuada topografia estabeleceu desde logo uma estratégia, a integração do novo corpo com o terreno, criando vários níveis no interior do edifício que ligam os espaços abertos, criando um programa de lazer e contemplação que antes não existiam. 

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 24 de 34
© Fernando Guerra | FG+SG

Um longo muro de contenção envolve um manto protetor em redor do novo edifício mimetizando a topografia e fazendo a transição entre terreno e construído. O edifício está separado do muro de forma a realçar a sua forte aparência, criando um espaço intimista e resguardado e reforçando o movimento em direção à vista para além do vale.

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 30 de 34
Corte

Os elementos envidraçados deslizantes formam grandes molduras, criando um elo entre os espaços interiores, de linhas contemporâneas, em contraste com as áreas exteriores de vegetação.

O muro foi construído utilizando pedra escavada durante o processo de obra. Para balançar as simples paredes brancas foram utilizados materiais como tijoleira de barro referenciando o pavimento e a cobertura da casa de campo original.

Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt - Imagem 6 de 34
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vale de Margem / Marlene Uldschmidt" [House in Vale de Margem / Marlene Uldschmidt] 10 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769996/casa-vale-de-margem-ultramarino-marlene-uldschmidt-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.