Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Fachada, Jardim, AidoClube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - JardimClube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - FachadaClube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Janela, JardimClube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Gustavo Penna; Gustavo Penna
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1077
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Cebrace, Deca, Eliane
Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Janela, Jardim
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. As propostas de intervenção no Condomínio Alphaville Fazenda Campestre estabelecem uma relação respeitosa com os diversos elementos originais da fazenda e que conferiram um caráter único ao local. Buscou-se, assim, ao inserir as novas edificações, minimizar as intervenções na topografia e preservar ao máximo a vegetação existente. O pavilhão do Clube pousa no platô existente no terreno, onde anteriormente situava-se o estábulo. Ao manter-se as linhas de árvores existentes, cria-se através deste paisagismo uma barreira natural para as insolações do nascente e poente. As quadras de esportes e campo de futebol situam-se em cotas acima do local de implantação do pavilhão do clube e inserem-se na topografia através de suaves taludes e pequenos aterros.

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Mais Imagens+ 20

A organização funcional do pavilhão é feita em linha, estando numa extremidade os acessos de pedestres e veículos, estacionamento e áreas de apoio e serviço, que são conectados ao restante do Clube através de varandas de estar e circulação. Pés direitos generosos e grandes vãos definem o caráter de alguns espaços de convivência como o Salão de Festas, Salão de Jogos, Spa, Fitness. Em alguns trechos, como sobre os vestiários e sobre a sauna, este pé-direito elevado permite a criação de pavimentos técnicos para os reservatórios de água e equipamentos.

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Janela, Jardim
© Jomar Bragança

Estes espaços são interligados ao terraço das piscinas através de um varandão, criando um espaço aberto que permite, de diversos pontos do clube, a vista para a mata e áreas de preservação permanente do condomínio. Um deck em madeira, interligado ao varandão e ao terraço das piscinas, conforma-se à topografia em diferentes níveis, abraçando várias jabuticabeiras existentes no local. Cria-se assim uma área aberta sombreada, ideal para pais e mães relaxarem enquanto suas crianças brincam no playground adjacente.

Cortes AA e BB

Um pátio descoberto arborizado cria uma agradável ambientação para o Fitness e faz a transição para a área Gourmet, mais isolada, que se prolonga através de um deck em madeira até próximo ao lago.

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Fachada
© Jomar Bragança

Estrutura metálica foi a escolha para o pavilhão do clube, pois vence grandes vãos com peças estruturais de pequenas dimensões, o que permite, sem maiores interferências, a utilização de grandes panos de vidro nos fechamentos dos espaços. A lâmina da cobertura é feita em telha metálica termo-acústica, com forro em réguas de madeira na face inferior e recobrimento superior também em réguas de madeira, porém espaçadas. Este recobrimento prolonga-se nas empenas laterais dos espaços com pés-direitos mais altos, agora com fechamento interno em vidro, permitindo transparência e unidade formal entre os diversos elementos.

Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Cadeira
© Jomar Bragança
Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna - Imagem 9 de 25
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:MG-010, Km 21,5, Vespasiano - MG, 33200-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube Serra Dourada - Alphaville / Gustavo Penna" 08 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769857/clube-serra-dourada-alphaville-gustavo-penna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.