Estacionamento Velenje / ENOTA

Estacionamento Velenje / ENOTA - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: ENOTA; ENOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4222
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Engenheiro Estrutural: Elea iC
  • Serviços Mecânicos: Nom biro
  • Planejamento Elétrico: Elsing
  • Cliente: Velenje Municipality
  • Orçamento: 1.020.000 EUROS
  • Equipe De Projeto: Dean Lah, Milan Tomac, Tjaž Bauer, Andrej Oblak, Polona Ruparčič, Nuša Završnik Šilec, Alja Černe, Nebojša Vertovšek
  • Cidade: Velenje
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Velenje foi desenhado como uma cidade jardim e, como tal, possuía muitas superfícies não ocupadas. Com o aumento no número de veículos, estas superfícies começaram a converter-se em estacionamentos. Apesar do centro de Velenje ser uma área pedonal, uma grande - possivelmente exagerada - porção da superfície do terreno é designada para o tráfego estacionário, que afeta de maneira crucial a qualidade de vida ao ar livre. Com o previsto aumento no número de usuários do centro da cidade, o estacionamento se tornará um problema ainda maior. Para uma exitosa revitalização, é necessário encontrar soluções para aumentar o número de vagas no estacionamento, enquanto seria necessário reduzir a superfície ocupada por eles.

© Miran Kambič

Como muitos outros no centro da cidade, o estacionamento em frente ao centro de saúde da comunidade pretendia ampliar as superfícies verdes dos arredores devido a insuficiente capacidade. No lugar de ampliar a superfície construída, optou-se por escavar parcialmente e cobrir o estacionamento, duplicando a capacidade de uma maneira simples. Como outros projetos na área demostraram, a abundância de espaço na cidade fez com que os usuários relutantes adotassem vários níveis de estacionamento. Em consequência, o novo estacionamento não está desenhado como uma garagem clássica, mas conta com uma dupla entrada que conduz a dois estacionamentos previstos um encima do outro. Isto faz com que o uso do espaço seja altamente racional, já que não há superfície perdida dando voltas ao redor da estrutura, e o edifício também está ventilado de forma natural.

Planta Baixa

Na parte frontal do edifício, adjacente a avenida da cidade, um só bloco concentra todo o programa comercial. Devido a proximidade do complexo escolar, o programa comercial sempre existiu neste lugar, mas encontrava-se escasso pela área em vários edifícios temporários menores que estavam desarticulados. No volume que abriga os espaços de venda, também há um banheiro público, enquanto que - devido a especificidade do espaço - a cobertura está desenhada como um cenário para concertos com toda a infraestrutura necessária.

© Miran Kambič

A forma do estacionamento se adapta à paisagem circuncidante. Levemente ramifica-se no desenho da superfície construída que reflete a localização do edifício entre as árvores existentes, todas intactas. A fachada frontal do edifício conta com um desenho muito sóbrio e faz referência às formas simples dos outros edifícios nas imediações. A circunferência restante do estacionamento está coberta por uma fachada de metal expandido com um desenho mais despojado. Sua altura corresponde com a do programa público na fachada frontal e também é suficientemente alta para os carros no nível superior. Os painéis da fachada foram individualmente dobrados para fora do plano de construção. Junto a interessante forma, o resultado é também uma grande força estática, que evita a necessidade de qualquer apoio adicional de construção. A repetição e a cuidadosa disposição destes elementos da fachada produz um constante jogo de luzes e sombras, conferindo ao edifício um aspecto suave entre as árvores circundantes. 

© Miran Kambič

O estacionamento Velenje está desenhado como um protótipo para aumentar a capacidade de estacionamentos no perímetro do centro da cidade. O desenho altamente racional, oferece o dobro de vagas sem aumentar o espaço requerido, assim como um aspecto atrativo, que se funde com o entorno natural da cidade-jardim.

© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3320 Velenje, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estacionamento Velenje / ENOTA" [Velenje Car Park / ENOTA] 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769802/estacionamento-velenje-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.