Supermercados TOP / ARHIS ARHITEKTI

Supermercados TOP / ARHIS ARHITEKTI - Mais Imagens+ 12

Salacgrīva, Letônia
  • Desenho: DWG” LTD
  • Construtora: LTD "R.K.C.F. Renesanse"
  • Legibilidade Espacial: Dripe dizains
  • Equipe De Projeto: Andris Kronbergs, Madara Gibze, Paulis Gibze, Evija Runce, Vilnis Uzors, Kristaps Sulcs, Uldis Jaunsubrens, Helvijs Savickis
  • Cidade: Salacgrīva
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
© Indrikis Sturmanis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é criado para duas escalas de percepção diferentes. Voltado para a rodovia Via Baltica é projetado como um volume linear para ser percebido em movimento, sua forma e material,placas de madeira fazendo uma alusão à tradição histórica de fabricação de navios de Salacgrivas. Do outro lado, frente à Rua Riga e um caminho de pedestres, uma fachada de menor escala foi projetada que plasticamente flui para o espaço público, mais próximo à percepção da escala do pedestre. Os conceitos dos interiores e princípios de cores foram criados para melhorar a identidade visual desta rede de supermercados.

© Indrikis Sturmanis

O terreno está na parte central de Salacgriva - historicamente o Conselho Municipal era próximo a ele mas foi destruído por um incêndio em 1995. Hoje em dia muitos edifícios de funções públicas estão localizados no entorno como igreja, museu, centro de informações turísticas, correios, edifícios administrativos do parque nacional e um centro de juventude assim como edifícios residenciais. Portanto, o terreno foi atravessado por dois grandes caminhos para uso de pedestres. Estes fatos definiram as prioridades do projeto - os serviços do terreno são organizados preservando os fluxos existentes de pedestres e acrescentando alguns pontos de atrações para locais: em ambos os lados do edifício existem grandes balanços criados para proteger os pedestres de precipitações, ou ainda na criação de espaços urbanos atrativos, assim como a área livre nos fundos do edifício que permite sua utilização para esportes urbanos e brincadeiras infantis em dias quentes.

© Indrikis Sturmanis

Existem duas entradas principais no edifício - uma ao norte, que conduz ao supermercado, algumas lojas menores e banheiros públicos e uma ao sul, com uma entrada ao café. Os materiais de acabamento do interiores foram escolhidos para criar uma continuidade visual com o exterior. Os pisos possuem a mesma materialidade e tonalidade que o piso de paralelepípedo externo que circunda o edifício, e o teto possui os mesmos elementos que a área em balanço externa.

© Indrikis Sturmanis

As superfícies cinza escuras colocam o espaço e seus detalhes de fundo, isto faz com que as cores das mercadorias a venda estejam em destaque no primeiro plano. Existem apenas alguns detalhes na cor amarela da logo dos supermercados para orientação dos clientes através da loja e criando uma atmosfera agradável. O caráter local dos materiais do edifício e dos elementos de projeto são utilizados em todo o edifício, começando na argila presente nos tijolos da fachada e no piso em paralelepípedo até o mobiliário e decoração do café.

Planta Térreo

Em 2014, o edifício foi nominado como semi finalista no Prêmio Letão de Arquitetura. Em 2015, também recebeu nominação para o prêmio da União Europeia para arquitetura contemporânea, o Prêmio Mies van der Rohe.

© Indrikis Sturmanis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salacgrīva, Salacgrīvas pilsēta, Latvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Supermercados TOP / ARHIS ARHITEKTI" [TOP store / ARHIS ARHITEKTI] 07 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769757/supermercados-top-store-arhis-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.