Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés

Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés - Mais Imagens+ 9

  • Presidente Do Conselho De Diretores : M. Carli
  • Membro Do Conselho De Diretores: M. Terpereau
  • Direção De Projeto: M. Richeux
  • Equipe De Projeto: Pierre Louis Taillandier, Foued Hammami, Marion Allier, Sabrina Pissot, Mohamed Mezilet, Barbara Soulé, Mathieu Labat, Ginger/BEFS/, Pascal Alibert, Steve Soulier, Fabrice Cantarini, Nathalie Tocacceli, Stephane Sentenac, M.Dino Bozzi
  • Cidade: Toulouse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Stéphane Chalmeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício existente possui estilo típico de Haussmann, remonta ao início do século XX (1905 – do arquiteto Joseph Gilet), e conta com detalhes arquitetônicos excepcionais na ornamentação e nos materiais utilizados para sua construção, como pedra cor de creme utilizada na fachada principal, além do zinco e ardósia utilizados na cobertura. Ao longo do século XX, sucessivas alterações apagaram a coerência original na organização funcional do edifício e também em seu estilo arquitetônico.

© Stéphane Chalmeau

A ambição principal deste projeto foi restaurar a sede histórica do Banco Caisse d’Epargne, e criar uma obra à altura do edifício e tambémdo porte do banco, ao passo que reafirma a imagem contemporânea de acordo com a história do edifício. Devido à sua localização, ocupação e qualidade arquitetônica, este edifício mais uma vez deveria se tornar um marco no centro histórico da cidade de Toulouse.

Planta Baixa

As principais ideias do edifício incluíam a restauração da fachada Haussmanniana, perpetuando o funcionamento interno baseado na organização geral de uma circulação principal. A abordagem do projeto era consequentemente desenvolver uma dualidade entre as fachadas principais da rua e as fachadas que possuem frente voltada para o pátio.

© Stéphane Chalmeau

No lado da rua, a extensão é expressa através do uso de um material nobre e durável, o aço inoxidável. Um acabamento fosco foi escolhido devido à sua semelhança à cor dos domos e torres de zinco. 

Corte

A associação de materiais, incluindo a pedra e o zinco existentes no original (que foram limpos para revelar seu esplendor original) e o aço inoxidável do anexo (painéis de aço inoxidável rugoso com perfurações aleatórias projetadas pelo artista Gérard Tiné) integram o projeto habilmente na paisagem urbana de Toulouse. Os pináculos de zinco, característica excepcional do projeto, e as fachadas de aço inoxidável ecoam uns aos outros com elegância.

© Stéphane Chalmeau

No lado do pátio, as extensões da circulação principal articulam dois pátios internos que conduzem à um ambiente de trabalho sereno e visualmente aberto. O pano de vidro e aço inox brilhante contrastam com as fachadas deste lado da rua. O projeto é resultado de sete anos de trabalho.

© Stéphane Chalmeau

A construção da Caisse d’Epargne também é um testemunho de trabalho em equipe e um diálogo entre os diferentes participantes: o cliente, a gestão de projeto com os responsáveis de TAA/Ginger e a associação dos empreiteiros de GBMP/Gallego.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:42 Rue du Languedoc, 31000 Toulouse, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés" [Caisse d’Epargne Headquarters / Taillandier Architectes Associés] 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769435/sede-caisse-depargne-taillandier-architectes-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.