O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. França
  5. Taillandier Architectes Associés
  6. 2013
  7. Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés

Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés

Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés
Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés, © Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

© Stéphane Chalmeau © Stéphane Chalmeau © Stéphane Chalmeau © Stéphane Chalmeau + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    42 Rue du Languedoc, 31000 Toulouse, França
  • Equipe de Projeto

    Pierre Louis Taillandier, Foued Hammami, Marion Allier, Sabrina Pissot, Mohamed Mezilet, Barbara Soulé, Mathieu Labat, Ginger/BEFS/, Pascal Alibert, Steve Soulier, Fabrice Cantarini, Nathalie Tocacceli, Stephane Sentenac, M.Dino Bozzi
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício existente possui estilo típico de Haussmann, remonta ao início do século XX (1905 – do arquiteto Joseph Gilet), e conta com detalhes arquitetônicos excepcionais na ornamentação e nos materiais utilizados para sua construção, como pedra cor de creme utilizada na fachada principal, além do zinco e ardósia utilizados na cobertura. Ao longo do século XX, sucessivas alterações apagaram a coerência original na organização funcional do edifício e também em seu estilo arquitetônico.

© Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

A ambição principal deste projeto foi restaurar a sede histórica do Banco Caisse d’Epargne, e criar uma obra à altura do edifício e tambémdo porte do banco, ao passo que reafirma a imagem contemporânea de acordo com a história do edifício. Devido à sua localização, ocupação e qualidade arquitetônica, este edifício mais uma vez deveria se tornar um marco no centro histórico da cidade de Toulouse.

Planta Baixa
Planta Baixa

As principais ideias do edifício incluíam a restauração da fachada Haussmanniana, perpetuando o funcionamento interno baseado na organização geral de uma circulação principal. A abordagem do projeto era consequentemente desenvolver uma dualidade entre as fachadas principais da rua e as fachadas que possuem frente voltada para o pátio.

© Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

No lado da rua, a extensão é expressa através do uso de um material nobre e durável, o aço inoxidável. Um acabamento fosco foi escolhido devido à sua semelhança à cor dos domos e torres de zinco. 

Corte
Corte

A associação de materiais, incluindo a pedra e o zinco existentes no original (que foram limpos para revelar seu esplendor original) e o aço inoxidável do anexo (painéis de aço inoxidável rugoso com perfurações aleatórias projetadas pelo artista Gérard Tiné) integram o projeto habilmente na paisagem urbana de Toulouse. Os pináculos de zinco, característica excepcional do projeto, e as fachadas de aço inoxidável ecoam uns aos outros com elegância.

© Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

No lado do pátio, as extensões da circulação principal articulam dois pátios internos que conduzem à um ambiente de trabalho sereno e visualmente aberto. O pano de vidro e aço inox brilhante contrastam com as fachadas deste lado da rua. O projeto é resultado de sete anos de trabalho.

© Stéphane Chalmeau
© Stéphane Chalmeau

A construção da Caisse d’Epargne também é um testemunho de trabalho em equipe e um diálogo entre os diferentes participantes: o cliente, a gestão de projeto com os responsáveis de TAA/Ginger e a associação dos empreiteiros de GBMP/Gallego.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Taillandier Architectes Associés
Escritório
Cita: "Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés" [Caisse d’Epargne Headquarters / Taillandier Architectes Associés] 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769435/sede-caisse-depargne-taillandier-architectes-associes> ISSN 0719-8906