Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 2 de 45Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 3 de 45Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 4 de 45Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 5 de 45Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Mais Imagens+ 40

  • Responsável: Rem Koolhaas
  • Arquiteto: Ekaterina Golovatyuk
  • Equipe De Projeto: Giacomo Cantoni, Nathan Friedman, Cristian Mare, John Paul Pacelli, Cecilia del Pozo, Timur Shabaev, Chris van Duijn
  • Equipe Adicional De Projeto: Yashin Kemal, Timur Karimullin, Federico Pompignoli, Marek Chytil, Salome Nikuradze, Boris Tikvarski
  • Arquitetos Locais: Form Bureau (fase conceitual), Buromoscow (fase construtiva)
  • Engenharia: Werner Sobek Engineering & Design
  • Cenografia: dUCKS, Les Éclaireurs
  • Cidade: Moskva
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 12 de 45
Yuri Palmin © Garage Museum of Contemporary Art

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Arte Contemporânea Garage é uma revitalização do restaurante Vremena Goda (estações do ano) da década de 1960. Um pavilhão pré-fabricado de concreto que foi abandonado por mais de duas décadas. O desenho do OMA para o edifício de 5400 m² inclui galerias de exposição em dois níveis, um centro criativo para crianças, loja, cafeteria, auditório, escritórios e terraço na cobertura. O desenho conserva os elementos originais da era soviética, incluindo uma parede de mosaico, azulejos e tijolos, ao mesmo tempo em que incorpora uma gama de dispositivos arquitetônicos e curatoriais inovadores. 

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 13 de 45
David X Prutting © BFA.com

O Museu foi fundado em 2008, no Bakhmetievsky Bus Garage, desenhado por Konstantin Melnikov. Ele foi relocado de um bairro semi-industrial no norte de Moscou a um dos espaços públicos mais conhecidos da cidade (o Parque Gorky), tornando possível a abordagem de um público muito mais amplo e diversificado.

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 44 de 45
Situação Original

Exposto à neve, à chuva e ao sol desde que foi abandonado na década de 1990, o antigo restaurante Vremena Goda - que na sua época áurea foi um destino muito popular no Parque Gorky - tornou-se uma ruína sem fachadas.

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 21 de 45
© Yuri PALMIN

O edifício conta com dois níveis de espaços abertos sem obstáculos que são destinados a exposições organizadas em torno de dois núcleos de circulação e serviço. Os programas do museu ocupam três níveis, adaptando-se às possibilidades espaciais e estruturais da estrutura existente. Os espaços mais fragmentados na parte noroeste do pavilhão que rodeia o núcleo principal, acolhem os programas de educação e pesquisa. Os grandes espaços abertos na parte ocidental, ao sul, são dedicados à exposições, projetos e eventos. 

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 41 de 45
Conceito de Exposição

O edifício oferece uma ampla gama de condições interiores para exposições de arte que vão além do onipresente "cubo branco" e oferecem possibilidades curatoriais inovadoras, como paredes brancas com dobradiças que podem ser articuladas desde o teto. O novo projeto proporciona um cubo branco instantâneo quando uma exposição exige um ambiente para neutro, enquanto as paredes existentes conservam seus tijolos e azulejos de revestimento verde. 

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 14 de 45
Yuri Palmin © Garage Museum of Contemporary Art

Uma abertura de 9x11 metros no solo da planta superior cria um espaço de pé-direito duplo (10 metros) para o hall, permitindo exibir esculturas extra-grandes. Uma espécie de caracol público no nível inferior conecta-se com a biblioteca, mediateca, auditório e uma cafeteria que é concebida como uma sala de estar informal com móveis da época soviética. 

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 39 de 45
Planta Baixa - térreo

A estrutura de concreto existente está rodeada por uma nova fachada translúcida de camada dupla feita com policarbonato que acomoda uma grande parte dos equipamentos de ventilação do edifício, permitindo que os espaços expositivos continuem sendo livres. A fachada se levanta a 2,25 metros do solo afim de reconectar visualmente o interior do pavilhão com o parque. 

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 20 de 45
© Yuri PALMIN

A entrada Garage Gorky Park é marcada por dois grandes painéis de fachada que deslizam para cima com o intuito de emoldurar a arte no espaço de pé-direito duplo do hall e proporcionar uma visão do parque através da construção.

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Imagem 32 de 45
Modelo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gorky Central Park de Cultura e Lazer, ulitsa Krymskiy Val, 9, Moskva, Rússia, 119049

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA" [Garage Museum of Contemporary Art / OMA] 29 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769296/museu-de-arte-contemporanea-garage-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.