Casa Hadaway / Patkau Architects

Casa Hadaway / Patkau Architects - Mais Imagens+ 43

Whistler, Canadá
  • Consultoria Estrutural: Equilibrium Consulting Inc
  • Consultoria Envoltória: Spratt Emanuel Engineering Ltd
  • Consultoria Geotécnica: Horizon Engineering
  • Construção: Alta Lake Lumber Co
  • Equipe De Projeto: John Patkau, Patricia Patkau com Lawrence Grigg, Stephanie Coleridge, Marc Holland, Peter Suter, Shane O'Neil, e Mike Green
  • Cidade: Whistler
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© James Dow / Patkau Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de campo de montanhas está localizada em uma encosta com vistas panorâmicas do Vale Whistler no sudoeste da British Columbia. O terreno possui inclinação difícil que oferece apenas espaço suficiente para uma garagem e uma estreita entrada junto à rua no topo da encosta.

© James Dow / Patkau Architects

A forma externa da casa é moldada pela intersecção de duas considerações principais: a primeira é a área ocupável permitida do edifício e sua altura. A segunda é a necessidade de escoar a neve da cobertura em áreas apropriadas de armazenamento no terreno. O volume escultural que emerge desta intersecção de metragem construída e o formato do telhado é ocupado de maneira a manter as propriedades plásticas inerentes da forma construída.

Corte

O pavimento principal é essencialmente um grande espaço com áreas de estar, de jantar, cozinha e um deck externo que se abre para as vistas do vale. Uma fenda vertical no ponto mais alto da cobertura traz luz para a parcela mais profunda da casa ao atravessar todo o volume. As escadas estão instaladas sob este rasgo, onde também há uma passarela que conecta a suíte principal e um espaço de estudos. Abaixo, no nível inferior, espaços mais íntimos como dormitório de hóspedes e uma segunda área de estar, assim como um ampla área de serviço. Acessível diretamente da entrada da garagem, este espaço de serviço concentra estrutura de apoio à vida na neve, e conta com varal, máquina de lavar e secar, além de espaço de armazenamento de material para suas atividades diárias. Outro lance de escadas conectam este pavimento com um pátio externo embaixo da casa, a única área plana da casa junto à entrada principal. 

© James Dow / Patkau Architects

A construção é um híbrido de sistemas monolítico e armações. As lajes e paredes que envolvem o primeiro pavimento são de concreto, enquanto que a maior parte dos pavimentos superiores possuem estrutura feita de um composto metálico e madeira. Toda a estrutura é envolta em painéis de madeira de ipê, do teto convencional às paredes de fechamento. A massa térmica da estrutura inferior em concreto ameniza as mudanças de temperatura dentro da casa no verão e no inverno. No verão, os interiores são resfriados naturalmente e ventilados através de um sistema que expele o ar pela abertura superior central.

© James Dow / Patkau Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hadaway / Patkau Architects" [Hadaway House / Patkau Architects] 29 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769281/casa-hadaway-patkau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.