Reabilitação e Extensão do Colani-UFO / SSP SchürmannSpannel

Reabilitação e Extensão do Colani-UFO / SSP SchürmannSpannel - Mais Imagens+ 13

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro tecnológico de Lünen, sobre uma antiga fábrica e mina de carvão, esta o "UFO" (unknown flying object, ou objeto voador não identificado, "OVNI" em português). Projetado em 1985 por Luigi Colani, o "UFO" tornou-se um marco bem conhecido na área. O centro de tecnologia da Academia de Ciências Aplicadas acomoda o edifício de mineração e o "UFO" desde 2001. Em 2007, LÜNTEC GmbH, o proprietário e operador, iniciou um concurso para a remodelação e ampliação do espaço de escritórios no complexo.

© Joachim Schumacher

A ideia principal do concurso foi integrar o "UFO", o eixo e o edifício subjacente em um complexo multifuncional capaz de atender a uma ampla variedade de espaços.

© Joachim Schumacher

A exigência principal era preservar o charme industrial do eixo através de intervenções construtivas mínimas, que agora serve como base para o "UFO".

© Joachim Schumacher

O complexo agora vai receber exposições, eventos e conferências. O UFO, que era uma entidade com pouco uso e distante do centro de engajamento, agora coroa o complexo e oferece espaço para encontros de negócios. Com 37 metros de altura, permite uma imponente vista panorâmica de 360° aos visitantes. A atmosfera criativa dentro é suportada através da iluminação controlada, texturas e materiais de alta qualidade.

© Joachim Schumacher

Como o centro de tecnologia é marcado pela sua paisagem contrastante, juntamente com a existência do UFO, era uma necessidade incorporar o edifício-eixo ao conjunto completo, mas ao mesmo tempo, torná-lo independente.

Implantação

O desenho do edifício de extensão, em comparação com os edifícios existentes heterogêneos, torna-o diferente.

© Joachim Schumacher

Particularmente a cor preta da terra ou a fachada cubista clara forçam a tensão necessária entre o existente e o contemporâneo.

Corte

A fachada monolítica escura contrasta com as aberturas generosas e altas, que trazem transparência e leveza ao volume.

© Joachim Schumacher

A integração das instalações necessárias no núcleo do edifício possibilita espaços de escritório claros e flexíveis.

© Joachim Schumacher

Com a implementação do planejamento integrado, foi possível na fase de concepção envolver todos os engenheiros e consultores necessários para otimizar o processo de projeto e garantir uma boa comunicação entre o desenvolvedor e o planejador satisfazendo assim todos os objetivos.

© Joachim Schumacher

O projeto recebeu menção honrosa no prêmio de fachadas alemão com o título de "a obra do ano" que mostra o conceito inovador de desenho integrado do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brambauer, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação e Extensão do Colani-UFO / SSP SchürmannSpannel" [Rehabilitation and Extension of the Colani-UFO / SSP SchürmannSpannel] 23 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768902/reabilitacao-e-extensao-do-colani-ufo-ssp-schurmannspannel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.