
- Área: 433 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Yongkwan Kim

A relação entre as paisagens urbanas
O edifício está no Boulevard Hannam, que conecta o Túnel 2 e a Ponte Hannam. Como uma das ruas com o maior congestionamento de veículos, este foi um dos fatores que definiu as características do local. Apesar de ser um edifício pequeno, definir a paisagem urbana era uma importante questão e se tornou um ponto de partida para o projeto. Como conclusão, foi explorada a interação visual entre os usuários do edifício e os motoristas dentro de seus carros nos horários de congestionamento. A fachada, que compõe o cenário urbano não permite nenhuma comunicação entre os pedestres ou os motoristas. O projeto parte da comunicação unilateral onde apenas os usuários do edifício possuem visuais. A comunicação visual natural entre o ambiente dos pedestres e o edifício irá reavaliar as características da arquitetura que compreende a paisagem urbana.

Espaços de Escritórios Sustentáveis
Muitos de nós ficamos mais de 8 horas por dia dentro de escritórios fechados, quase como o cavalos dentro de estábulos fechados. Para liberar os usuários do edifício, uma varanda é projetada junto à todos as áreas de trabalho. Pequenos balcões permitem que duas ou três pessoas conversem, permite atender ligações privadas além de proporcionar o respiro de um pouco de ar fresco. Essas varandas podem ser visualizadas como um parque suspenso, uma vez que varandas como estas é a chave para experimentar a cidade. Além disso, os usuários deste espaço se beneficiariam psicologicamente com a densidade reduzida das áreas de trabalho, reduzindo também a fadiga acumulada.

Para criar as fachadas, a envoltória externa se tornou a estrutura. A dualidade da estrutura principal e a sub-estrutura permitiram que os membros estruturais se fundissem ou se dividissem, criando espaços vazios entre as estruturas para formarem as varadas. É um processo similar à estrutura desenvolvida na arquitetura Gótica para a criação dos vãos das coberturas. As ondulações entre as varandas são repetidas para diferenciar os pavimentos; é sistemática, mas projetada para criar uma irregularidade. A área útil do edifício aumentou, uma vez que a área das varandas foram acrescentadas aos espaços comerciais. A eliminação das bordas das fachada permitiu que a envoltória externa do edifício fosse reconhecida como superfície.

Manipulação do concreto
Um sistema de placas de aço para os moldes foi elaborado para construção da estrutura tridimensional da fachada curva. O concreto preencheu os moldes tridimensionais que para o molde ser separado no ponto de inflexão. A natureza do molde exigia que o concreto fosse injetado por partes, primeiro numa das partes e em seguida na seção superior espelhada. O método da codificação de cor auxiliou o trabalho dos operários, facilitando o entendimento do processo.

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Mudança da fachada através da perspectiva
A fachada frontal não revela o aspecto tridimensional do edifício. No entanto, à medida que mudamos a perspectiva, muda também a experiência. Esse padrão é similar à arte op, onde o fator principal é a perspectiva do observador. Isso traz experiências muito diferentes da volumetria do edifício aos pedestres e também aos motoristas; já imaginamos as conversas entre os transeuntes quando olham para o edifício e dos usuários nas varadas. Isso trará um pequeno divertimento nessa paisagem urbana sem expressão.
















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