O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escritórios
  4. Coreia do Sul
  5. THE_SYSTEM LAB
  6. 2014
  7. Edifício Sede Hannam-Dong HANDS Corporation / THE_SYSTEM LAB

Edifício Sede Hannam-Dong HANDS Corporation / THE_SYSTEM LAB

Edifício Sede Hannam-Dong HANDS Corporation / THE_SYSTEM LAB
Edifício Sede Hannam-Dong HANDS Corporation / THE_SYSTEM LAB, © Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

© Yongkwan Kim © Yongkwan Kim © Yongkwan Kim © Yongkwan Kim + 35

  • Arquitetos

  • Localização

    104 Hannam-daero, Yongsan-gu, Seul, Coreia do Sul
  • Equipe de Projeto

    Choonglyeol Lee, Sanghyun Park, Jongkil Kim, Jinchul Choi
  • Projeto

    Chanjoong Kim
  • Área

    433.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Engenharia Estrutural

    THE KUJO Co., Ltd
  • Engenharia Mecânica e Elétrica

    HANA Consulting Engineers Co., Ltd
  • Construção

    Geo Hyun Construction Co.,Ltd(Architecture), Kumkang enterprises Co., Ltd(Interior)
  • Mais informações Menos informações
© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

A relação entre as paisagens urbanas

O edifício está no Boulevard Hannam, que conecta o Túnel 2 e a Ponte Hannam. Como uma das ruas com o maior congestionamento de veículos, este foi um dos fatores que definiu as características do local. Apesar de ser um edifício pequeno, definir a paisagem urbana era uma importante questão e se tornou um ponto de partida para o projeto. Como conclusão, foi explorada a interação visual entre os usuários do edifício e os motoristas dentro de seus carros nos horários de congestionamento. A fachada, que compõe o cenário urbano não permite nenhuma comunicação entre os pedestres ou os motoristas. O projeto parte da comunicação unilateral onde apenas os usuários do edifício possuem visuais. A comunicação visual natural entre o ambiente dos pedestres e o edifício irá reavaliar as características da arquitetura que compreende a paisagem urbana.

© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

Espaços de Escritórios Sustentáveis

Muitos de nós ficamos mais de 8 horas por dia dentro de escritórios fechados, quase como o cavalos dentro de estábulos fechados. Para liberar os usuários do edifício, uma varanda é projetada junto à todos as áreas de trabalho. Pequenos balcões permitem que duas ou três pessoas conversem, permite atender ligações privadas além de proporcionar o respiro de um pouco de ar fresco. Essas varandas podem ser visualizadas como um parque suspenso, uma vez que varandas como estas é a chave para experimentar a cidade. Além disso, os usuários deste espaço se beneficiariam psicologicamente com a densidade reduzida das áreas de trabalho, reduzindo também a fadiga acumulada.

© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

Para criar as fachadas, a envoltória externa se tornou a estrutura. A dualidade da estrutura principal e a sub-estrutura permitiram que os membros estruturais se fundissem ou se dividissem, criando espaços vazios entre as estruturas para formarem as varadas. É um processo similar à estrutura desenvolvida na arquitetura Gótica para a criação dos vãos das coberturas. As ondulações entre as varandas são repetidas para diferenciar os pavimentos; é sistemática, mas projetada para criar uma irregularidade. A área útil do edifício aumentou, uma vez que a área das varandas foram acrescentadas aos espaços comerciais. A eliminação das bordas das fachada permitiu que a envoltória externa do edifício fosse reconhecida como superfície.

© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

Manipulação do concreto

Um sistema de placas de aço para os moldes foi elaborado para construção da estrutura tridimensional da fachada curva. O concreto preencheu os moldes tridimensionais que para o molde ser separado no ponto de inflexão. A natureza do molde exigia que o concreto fosse injetado por partes, primeiro numa das partes e em seguida na seção superior espelhada. O método da codificação de cor auxiliou o trabalho dos operários, facilitando o entendimento do processo.

© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim
Diagrama
Diagrama

Mudança da fachada através da perspectiva

A fachada frontal não revela o aspecto tridimensional do edifício. No entanto, à medida que mudamos a perspectiva, muda também a experiência. Esse padrão é similar à arte op, onde o fator principal é a perspectiva do observador. Isso traz experiências muito diferentes da volumetria do edifício aos pedestres e também aos motoristas; já imaginamos as conversas entre os transeuntes quando olham para o edifício e dos usuários nas varadas. Isso trará um pequeno divertimento nessa paisagem urbana sem expressão.

© Yongkwan Kim
© Yongkwan Kim

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Sede Hannam-Dong HANDS Corporation / THE_SYSTEM LAB" [Hannam-Dong HANDS Corporation Headquarters / THE_SYSTEM LAB] 25 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768802/edificio-sede-hannam-dong-hands-corporation-the-system-lab> ISSN 0719-8906