Hostel Wadi / Studio Bernardo Secchi & Paola Viganò

Hostel Wadi / Studio Bernardo Secchi & Paola Viganò - Mais Imagens+ 3

Kasterlee, Bélgica
  • Realização: Uberto degli Uberti, Günter Pusch, Wim Wambecq, Kasumi Yoshida
  • Colaboradores: Dirk Jaspaert, Dries Beys, Bruno Depré
  • Equipe De Projeto: Uberto degli Uberti, Tommaso Fait, Steven Geeraert, Emmanuel Giannotti, Stefano Peluso, Günter Pusch
  • Cidade: Kasterlee
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Frederik Buyckx

Descrição enviada pela equipe de projeto. De Hoge Rielen é um lugar para educação cívica e ecológica em uma floresta de 300 hectares em uma antiga base militar. A forma circular do Hostel Wadi engloba parte da floresta de pinus, mantida como uma lembrança de uma paisagem artificial que está desaparecendo e se transformando em uma vegetação de folhas mais largas. Um jardim de inverno circular com vistas para a floresta de pinus age como espaço de apropriação e continuidade entre o interior e o exterior, entre o coletivo e o individual. A arquitetura explora as relações e o espaço compartilhado: o aproveitamento das vistas ocorre em um terreno coletivo.

© Frederik Buyckx

Por trás de cada projeto existe uma interpretação específica e conceituação do território. O Master Plan distingue e combina três paisagens fundamentais: a paisagem natural, a paisagem militar e a paisagem educacional. Completamente feito em madeira, um desenvolvimento contínuo e sequencial de ambientes cria um espaço central interno compreendendo a natureza circunscrita.

Planta Baixa

O edifício pode ser interpretado como de influência tardia dos movimentos reformistas europeus do século XIX e início do século XX: altamente ideológicos e resplandecente com noções de comunidade e coletividade. No entanto, a intocada floresta de pinus interna é ambivalente. O espaço reflete o desejo de uma experiência de grupo (Como viver junto por Roland Barthes) simultaneamente fazendo alusão à impossibilidade de reproduzir estas qualidades em nossa sociedade culturalmente diversa, ao mesmo tempo que sugere uma apropriação informal.

© Frederik Buyckx

O terreno era um depósito de munições militares da Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial. A paisagem contém abrigos, aterros e bunkers em uma floresta plantada para fornecer madeira à indústria metalúrgica do entorno. Depois da Guerra, os 300 hectares do terreno foram transformados em um centro educacional para jovens além de uma área para acampamento.

Fachada

A estrutura deste pavimento térreo é feita basicamente de madeira e foi concebida de acordo com as características funcionais desejadas: uma sequência de ambientes contínuos e sequenciais, em torno do círculo e uma fachada exterior. Placas de concreto permeáveis são utilizadas para suavizar a transição entre a dureza do concreto exterior e o aconchego das superfícies internas, em madeira. O pinheiro larício europeu (Larix decidua) foi escolhido para o madeiramento das fachadas externas. Este tipo de madeira em particular resiste bem nos exteriores além de ganhar tons acinzentados com o tempo, produzindo tonalidades que harmonizam com os troncos naturais das árvores de pinus.

© Frederik Buyckx

Todos os elementos contribuem para a sustentabilidade e eficiência geral do conjunto. O jardim de inverno acumula calor no inverno. As cobertura estendida cria beirais para os espaços comuns. A cobertura verde ajuda a manter o calor no inverno e permite que os ambientes fiquem frescos também no verão. A inclinação da cobertura está para o lado de dentro do círculo, em direção ao jardim de inverno, como um antigo impluvium clássico.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 23 Junho, 2015

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Molenstraat 62, 2460 Kasterlee, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hostel Wadi / Studio Bernardo Secchi & Paola Viganò" [Hostel Wadi / Studio Bernardo Secchi & Paola Viganò] 20 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768595/hostel-wadi-studio-bernardo-secchi-and-paola-vigano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.