Casa Uma Coluna / NE-AR

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 2 de 34Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 3 de 34Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 4 de 34Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 5 de 34Casa Uma Coluna / NE-AR - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: NE-AR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mike Mercau
  • Equipe De Projeto: Luis Etchegorry, Lars Nixdorff
  • Colaboradora: Marina Rodriguez
  • Arquiteto Executivo: Sebastián Costanzi
  • Engenharia Estrutural: Martin Saiz; Urbana Saiquen
  • Construção: Sajoux Constructora
  • Imagens: 3D Notos
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 12 de 34
© Mike Mercau

Descrição enviada pela equipe de projeto. NE-AR realizou a extensão e renovação de uma casa de verão existente nas margens de um lago da Patagônia, no sul da Argentina: a Casa Uma Coluna.

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 6 de 34
© Mike Mercau

A casa não possuía boa distribuição espacial e qualidades funcionais para satisfazer as necessidades dos proprietários: ela estava longe da margem do lago, negligenciando as suas vistas mais privilegiadas, enquanto as casas vizinhas, localizadas mais próximas ao lago, bloqueavam as vistas para a paisagem. Além disso, os espaços interiores constituíam uma profunda sala de jantar/estar escura e limitada em relação ao exterior.

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 22 de 34
Corte Longitudinal

Decidimos incorporar um volume separado como uma extensão para a casa existente, localizado mais próximo da margem do lago e orientado para as melhores vistas da paisagem, criando um pátio interno entre a casa existente e o volume de extensão. Assim, a nova extensão estabelece uma clara divisão entre as áreas públicas e privadas, o velho e o novo. Enquanto a casa existente vai sediar dois grandes dormitórios e o banheiro principal no piso térreo, todas as áreas comuns foram linearmente organizadas dentro do volume de extensão: uma cozinha aberta, sala de jantar e sala de estar; todos estes espaços vão compartilhar um terraço e deck de madeira amplo e aberto, de frente para as margens do lago.

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 5 de 34
© Mike Mercau

A estrutura da extensão foi construída principalmente em concreto armado: um telhado plano percorre os limites do terreno e é reforçado por quatro vigas invertidas que convergem no único elemento vertical de suporte de carga da casa. Esta coluna é formada por duas paredes torcidas de concreto.

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 19 de 34
Planta - Térreo

A Casa Uma Coluna experimenta sobre as várias performances que uma coluna poderia alcançar além de sua capacidade estrutural. Em primeiro lugar, é um elemento que marca um espaço central, integrando em si mesmo uma lareira, enquanto articulando o programa, organizando as diferentes espaços funcionais em em seu entorno e orientando vistas específicas do terreno. Ao mesmo tempo, este elemento armazena os registros da chaminé e funciona como um dispositivo de infra-estrutura, onde os dutos de água da chuva são incorporados dentro das paredes torcidas, enquanto se abrem para a laje de concreto permitindo a entrada da luz natural pela abertura zenital.

Casa Uma Coluna / NE-AR - Imagem 7 de 34
© Mike Mercau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Uma Coluna / NE-AR" [One Column House / NE-AR] 17 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768511/casa-uma-coluna-ne-ar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.