Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 2 de 35Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - PrateleiraApartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - CadeiraApartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 5 de 35Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Hugo Proença, Pedro Conceição; Hugo Proença, Pedro Conceição
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Construtor: Bloco 0 - José Barbosa
  • Custo De Obra: 38.000€
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O confronto com um vulgar apartamento de 85 m² da zona de Cascais - Guia; descaracterizado, caótico na sua organização, sem qualquer referência digna que servisse de âncora, foi a plataforma encontrada. Deste modo, o programa tornou-se uma vez mais a base de trabalho: sem grandes alterações no que à divisão de espaços diz respeito, partir para uma intervenção contemporânea, prática e despida de maneirismos, o requerido.

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 5 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

Hall, cozinha, instalação sanitária social, sala de estar/refeições, circulação aos quartos, quarto e suíte, compõem os compartimentos que definem esta habitação individual. 

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 15 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

À entrada, o destaque recai prontamente numa volumetria inesperadamente baixa "telescopicamente vazia" que aponta direções, convidando quem é visita a descobrir os espaços agora simples e diretos. Dois planos pivotantes criteriosamente "disfarçados" de vãos, dão acesso à instalação sanitária social e à cozinha do apartamento. Esta é invadida por uma luz intensa e natural, sem barreiras sobre o plano de trabalho, onde se destacam a bancada/pavimento em pedra mármore e uma consola em madeira de acácia.

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 17 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

Sugere-se como "escape" principal do Hall, o vão de acesso que rompe pela área social do imóvel, aqui a intervenção recai no redesenho do paramento que alberga o recuperador, outrora menos funcional e de desenho duvidoso, dá agora lugar a novos espaços de arrumação e a uma imagem coerente.

Planta Baixa

O rasgar de um vão na parede que define a fronteira entre a sala e a cozinha (na zona adjacente à fenestração), assume um funcional compromisso e estabelece a ligação entre lugares por vias distintas.

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 16 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

A circulação da zona privada do fogo, resulta numa sequência de planos brancos em madeira pintada, onde se destacam os vãos pivotantes que definem e permitem o acesso aos quartos. Um espaço exíguo, mas articuladamente funcional, onde se ergue ainda um outro volume com a mesma altura do vãos – seguindo a altimetria definida como regra do projeto. 

A iluminação é também aqui controlada e assume-se como uma sua responsabilidade.

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Imagem 2 de 35
© Fernando Guerra | FG+SG

O espaço é definido pela entrada no quarto, roupeiros corridos no lado oposto e a suite ao fundo, aqui dá-se continuidade aos panos de parede forrados a carpintarias que "abraçam" também a instalação sanitária. Uma "janela"/vão de vidro convida a luz a entrar. Duas cortinas translúcidas protegem-na quando fechadas, atribuindo-lhe, ora privacidade, ora suaves difusores de luz homogénea irradiada pelo quarto. Materiais em pedra mármore, louças de desenho simples e nas paredes massas hidrófugas, foram nas duas instalações sanitárias, as soluções encontradas para servir o equilibro entre intenção de projeto e o budget disponível.

Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição - Mesa, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Os quartos: simples, aliados de pormenor nos acabamentos.

O projeto conseguido consolida linguagem e métodos testados anteriormente, uma ideia de habitação mais madura e coerente apoiada na minucia e obcecada razão de conter custos; importante faze-lo? Sim. Necessário faze-lo? Também.

E o cliente agradece, nem sempre…

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Farol da Guia, 2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Cascais / Hugo Proença + Pedro Conceição" 14 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768473/apartamento-em-cascais-hugo-proenca-plus-pedro-conceicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.