O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Banco
  4. Itália
  5. Studio Kuadra
  6. 2013
  7. Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra

Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra

Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra
Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra, © Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

© Alberto PIOVANO © Alberto PIOVANO © Alberto PIOVANO © Alberto PIOVANO + 39

  • Arquitetos

  • Localização

    12023 Caraglio CN, Itália
  • Autores

    Andrea GROTTAROLI, Roberto OPERTI
  • Equipe de Projeto

    Manuel GIULIANO, Giorgia ANGONOVA MENARDI, Ivan SORDELLO, Claudio MARTINI, Andrea CARLEVARIS, Gianpiero TUOZZO, Mattia GALLIANO, Francesco ROVERA, Werner KRIPPES
  • Área

    6570.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede é produto da restuaração e ampliação do Palazzo del Fucile que data do século XVIII, o qual ficou em total abandono até 2005, quando foi adquirido pelo banco para ser renovado. O projeto completa o lote trapezoidal definido pelas estruturas preexistentes e cria uma nova praça pública chamada "de cooperação".

© Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

Todo o projeto é inspirado na busca pela qualidade do meio ambiente. Os espaços exteriores trabalham em harmonia com o existente e recebem um significado privilegiado na porta da fortaleza; o mobiliário urbano atrai as pessoas que buscam um lugar para passar o tempo e interagir. A praça está pavimentada com pedra Luserna, típica da região de Piamonte e tradicionalmente empregada em construções locais. O desenho do espaço exterior é estreitamente relacionado com a fachada contemporânea.

© Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

O térreo do novo Banco é totalmente envidraçado. Este mesmo material é utilizado para conectar o edifício com o palácio histórico. O volume retangular constitui a conexão entre o novo e o antigo, começa perpendicular para se ampliar dando lugar a uma área de recepção. Um filtro conector faz com que as velhas e novas estruturas dialoguem, onde encontram-se os escritórios comerciais do banco.

Planta Baia
Planta Baia

A fachada da ampliação privilegia o uso do vidro, protegido por um brise soleil acabado em madeira tratada. A fachada frente à Piazza della Cooperazione é caracterizada pela marcação escura no solo que delineia diferentes situações espaciais: porta, teto, cornija, brise soleil, assim como a autonomia do pátio no primeiro pavimento. No lado curto, a marcação do solo se distancia dos pisos superiores num ângulo de 45º com respeito à direção da fachada para o Palazzo del Fucile

© Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

Esta parte faz com que a nova construção seja atrativa, perfeitamente alinhada com nossa época contemporânea, uma "imagem corporativa" eleita pelo banco quando optou pela adoção de uma linguagem arquitetônica similar.

© Alberto PIOVANO
© Alberto PIOVANO

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra" [Nuova Sede Banca Credito Cooperativo di Caraglio / Studio Kuadra] 06 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768011/nuova-sede-banca-credito-cooperativo-di-caraglio-studio-kuadra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.