Centro Cultural El Musical / Eduardo de Miguel Arbonés

Centro Cultural El Musical / Eduardo de Miguel Arbonés - Mais Imagens+ 16

  • Colaboradores: Arancha Muñoz Criado, David Zaragoza Aznar, Pablo Fuertes Pérez, Antonio García Blay
  • Construtora: OHL - Obrascón Huarte Laín, S.A
  • Cidade: Valência
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Duccio Malagamba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção é realizada sobre as instalações do antigo Ateneo Musical do Porto situado no bairro do Cabanyal de Valência, um imóvel em estado de ruínas que tornou inviável sua conservação. O novo edifício é composto por um centro cívico, uma sala polivalente para música, teatro e espetáculos públicos, com capacidade para 400 espectadores e uma área de serviços.

© Duccio Malagamba

A totalidade prática do perímetro do terreno sobre o qual se intervém está configurada por empenas, sendo impossível estabelecer uma relação direta com o exterior.

Planta - 1º Pavimento

A prinicipal característica intervenção é a proposta de uma parede de folha dupla que contém os elementos de circulação e permite introduzir luz natural através dela. A tensão do projeto é produzida entre os espaços de comunicação alojados no interstício entre os dois muros e os espaços públicos que ocupam os vazios criados no interior. O vazio do foyer, espaço de encontro entre o centro cívico e a sala, está iluminado zenitalmente.

© Duccio Malagamba

A solução da sala é baseada naquela que os técnicos em acústica tem de melhor: auditório de planta retangular, com dimensões próximas ao quadrado duplo em sua relação largura-comprimento, com tetos sensivelmente planos e alturas que garantem um volume aproximado de dez metros cúbicos por espectador.

Corte

O único elemento que se mantém do antigo edifício é a fachada que recai sobre a praça do Rosário. A fachada é inspirada no modelo clássico do arco do triunfo, característica que é acentuada com a introdução da porta de correr de madeira (10 x 3 m), em toda a dimensão do arco central. A manutenção deste elemento foi considerado necessária para preservar o caráter do espaço urbano mais emblemático do bairro.

© Duccio Malagamba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural El Musical / Eduardo de Miguel Arbonés" [Centro Cultural El Musical / Eduardo de Miguel Arbonés] 29 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767647/centro-cultural-el-musical-eduardo-de-miguel-arbones> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.