Bairro de Tijolos / dekleva gregorič architects

Bairro de Tijolos / dekleva gregorič architects - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: dekleva gregorič architects; dekleva gregorič architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Master Plan: LUZ d.d
  • Desenho De Paisagismo: dekleva gregorič architects
  • Paisagismo: bruto d.o.o.
  • Equipe Competição: Aljoša Dekleva, Tina Gregorič, Lea Kovič, Flavio Coddou
  • Equipe Projeto: Aljoša Dekleva, Tina Gregorič, Lea Kovič, Martina Marčan, Andi Koder, Tea Smrke, Daniel Schwartz, Simon Vrščaj
  • Cidade: Ljubljana
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como estabelecer uma clara identidade espacial, material e social de um bairro? Esta questão foi o princípio básico abordado ao desenvolver o projeto das habitações e seus arredores, buscando conectar os futuros moradores ao seu meio ambiente.

© Miran Kambič

O conceito de extrusão 3D é resultante da crítica ao plano diretor existente, com volumes genéricos em termos de tamanho, alturas e posições arbitrárias. Este conceito de sub-estruturação do volume também se reflete na expressão material: o envelope inicial é definido com a camada de tijolos e os as varandas, com os recortes.

© Miran Kambič

A escolha de tijolos como um material preliminar partiu da memória da fábrica de tijolos que existia no local. Além disso, os tijolos proporcionam uma micro-estruturação adicional da superfície da fachada. O uso deste material permite uma identidade única e significativa para a comunidade no futuro.

Diagrama

Uma abordagem sistemática clara para a organização de 185 habitações foi desenvolvida através de uma matriz de 17 diferentes tipos de plantas diferentes em em tamanho e layout interno, para atender às diferentes necessidades dos futuros moradores. A posição da estrutura, as instalações e a organização interna dos apartamentos, com os serviços em uma faixa na parte de trás, permite a flexibilidade interna. Os diversos layouts permitem espaços separados ou apartamentos em torno de um grande espaço aberto. Este sistema também permite a união de unidades menores ou maiores antes, durante e após a construção.

© Miran Kambič

As circulações são naturalmente iluminadas pelos dois lados, tornando-se também um espaço para encontros. A interação social é aumentada através de um espaço comum acima da entrada de cada edifício. Nestes espaços também podem ser realizadas festas, jogos ou quaisquer outras atividades.

© Miran Kambič

Os vidros dos espaços comuns foram adornados com poesias eslovenas. Cada espaço comunitário e cada bloco residencial foi enriquecido com a obra de algum poeta local. Esta atualização contextual e semântica da arquitetura permite a identificação adicional dos moradores com o seu espaço e ao mesmo tempo enriquece sua consciência cultural. "Moramos no Tone Pavček, ao lado do Prešeren".

© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ljubljana, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bairro de Tijolos / dekleva gregorič architects" [Brick Neighbourhood / dekleva gregorič architects] 30 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767515/brick-neighbourhood-dekleva-gregoric-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.