Rio Academy por Triptyque

A estreia do Rio Academy, de 20 a 26 de julho próximo, no MAM Rio, convida arquitetos, urbanistas e interessados, para estar frente a frente com grandes nomes da arquitetura mundial e para propor ideias para o Rio de Janeiro. O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismos do Rio Academy vai acontecer justo quando o Brasil bate recordes de concentração urbana, quando mais se fala na reinvenção das cidades, e quando no Brasil há mais arquitetos animados com o que fazem e interessados em abrir seus horizontes.

Vivemos um dos processos de urbanização mais acelerados do mundo: em 1940, 46% da população do país estava concentrada nas cidades, pulando para 61% em 1975 e 75% em 1991. Atualmente, o índice estimado é de 80% e em 2025 deverá ser de 88%. Em termos globais, no início do século XX, 10% da população mundial vivia em cidades. 100 anos depois, somos mais de 50%, e uma projeção da ONU indica que teremos 61% da população mundial vivendo em cidades em 2025.

Das 21 metrópoles do mundo, 14 estão em países emergentes – um percentual de 66%, que deve aumentar para 89% em 2025. A tendência é, portanto, que a urbanização continue crescendo em ritmo acelerado, em especial nos países menos desenvolvidos, fazendo das metrópoles de grande porte o maior desafio estratégico do mundo contemporâneo.

Paralelamente à efervescência cultural e econômica dessas cidades, o cenário geral desperta apreensão: desigualdade social, mobilidade urbana prejudicada, violência, degradação de áreas históricas, uma permanente tensão entre a cidade formal e as favelas… No entanto, exemplos do mundo inteiro mostram que as cidades podem se reinventar, se refazer. Mostram também que os arquitetos e urbanistas são atores privilegiados potenciais na construção de um novo desenho para a vida nas cidades do futuro. Além disto, como argumenta Carlos Leite (Cidades do Futuro, Revista AU, agosto 2010), nossas megacidades, Rio e São Paulo, contam com a concentração dos famosos 3T’s – Talento, Tecnologia e Tolerância –, que podem alavancar as desejáveis reinvenções.

Para estimular a inovação, o compartilhamento e sua participação nesse redesenho, o Rio Academy traz um time de arquitetos de renome mundial para dois dias de conferência, seguidos de Workshops sobre temas fundamentais para a cidade do Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 450 anos. Um traço comum ao pensamento dos conferencistas e talkers é a atenção para com as pessoas, para sua relação de constituição mútua com seu habitat, para o poder de transformação da arquitetura e do urbanismo em desencadear comportamentos inusitados a partir da concepção de espaços favorecedores de encontros saudáveis e lúdicos. Isto não é pouco. A sociedade, as pessoas, são um dos elementos fundamentais da sustentabilidade.

Estarão no Rio de Janeiro para o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy, os conferencistas Paulo Mendes da Rocha, Reinier de Graaf, Bjarke Ingels, Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti e Carolina Bueno. Uma surpresa está sendo aguardada para os próximos dias. Os workshops conterão com Talks de Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Washington Fajardo, Clóvis Cunha, Jorge Mario Jáuregui, Marcello Dantas e o Studio Schwitalla, e a coordenação de acadêmicos e profissionais de destaque conduzindo os trabalhos das equipes inscritas. Encerra a programação dos Workshops o Talk do FleshBeck Crew, o conhecido coletivo que dá à nossas cidades sua contribuição com o placemaking criativo.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: info@rio.academy / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Rio Academy por Triptyque" 21 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767196/rio-academy-por-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.