O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Itália
  5. Nemesi
  6. 2015
  7. Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi

Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi

Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi
Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi, Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Via Giorgio Stephenson, 107, 20157 Milão, Itália
  • Design

    Nemesi & Partners Srl, Arch. Michele Molè Founder and Director and Arch. Susanna Tradati Partner Associate and Project Manager
  • Design Team Coordinator

    Arch. Alessandro Miele
  • Team

    Alessandro Belilli, Claudio Cortese, Kai Felix Dorl, Daniele Durante, Enrico Falchetti, Alessandro Franceschini, Davide Giambelli, Alessandra Giannone, Paolo Greco, Sebastiano Maccarrone, Paolo Maselli, Matteo Pavese, Fabio Rebolini, Giuseppe Zaccaria Fabrizio Bassetta, Tiziano De Paolis, Francesca Fabiana Fochi, Chiara Maiorana, Mariarosaria Meloni
  • Associados

    Proger SpA- Bms Progetti Srl, Engineering and Cost Management Prof. Ing. Livio De Santoli, Sustainability energy
  • Área

    27.000m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Empreiteira geral

    Italiana Costruzioni S.p.A.
  • Contractors Palazzo Italia

    Mantovani Group, foundations Italiana Costruzioni S.p.A., building, systems and finishing Italcementi SpA and Styl-Comp Group, branched facade Stahlbau Pichler Srl, sail covering
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto escolhido para o Pavilhão da Itália é o resultado de um concurso internacional de arquitetura organizado pela Expo 2015 SpA em maio de 2013. Entre os 68 participantes, o escritório Nemesi ficou com o primeiro lugar, com as empresas Proger e BMS responsáveis pelos projetos de engenharia e o Prof. Eng. Livio De Santoli liderando a equipe de sustentabilidade.

O pavilhão ocupa o edifício permanente Palazzo Italia e algumas edificações temporárias ao longo do eixo Cardo.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

O Palazzo Italia alcança a altura de 35 metros, sendo o ponto mais alto no parque da Expo e a única arquitetura permanente do evento.

Essa edificação abriga os espaços institucionais e a exposição "Made in Italy", ao passo que os edifícios temporários do Cardo representam o território italiano, demarcando as diferenças entre cada região, e incluem um pavilhão para a União Europeia localizado em frente ao Palazzo Italia.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

O Palazzo Italia inclui espaços de exposição, um auditório, espaços para as delegações, escritórios, espaços para eventos, áreas de encontro e um restaurante.

As edificações temporárias no Cardo apresentam espaços de exposição, áreas para eventos, escritórios, restaurantes e terraços para encontros e eventos ao ar livre.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

O Palazzo Italia é considerado um desafio arquitetônico e construtivo por sua complexidade e inovação em termos de projeto, materiais e tecnologias empregadas. O edifício foi projetado tendo em vista questões de sustentabilidade, empregando vidro fotovoltaico na cobertura e concreto com propriedades fotocatalíticas nas fachadas.

Corte
Corte

2.000 toneladas de concreto biodinâmico divididas em 700 painéis diferentes, 4.000m² de tecido para a cobertura e 400 toneladas de aço.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

Por sua arquitetura e localização, o Palazzo Italia assume a função de ícone no parque da Expo: localizado na porção norte, ele é o pano de fundo cenográfico do eixo Cardo que atravessa todo o terreno do evento.

Corte
Corte

Para o Nemesi, a centelha para o Palazzo Italia foi o conceito de coesão no qual a força de atração redescobre um sentido de comunidade e pertencimento.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

A praça interna representa a energia da comunidade. Esse espaço - o coração simbólico do complexo - é o ponto de partida da rota de exposição em meio a quatro volumes que compõem o Palazzo Italia.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

O edifício se baseia na ideia de uma "floresta urbana" com seu envelope externo concebido pelo Nemesi como uma textura geométrica que evoca a sobreposição aleatória de galhos de árvores em um bosque.

Cortesia de Nemesi
Cortesia de Nemesi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi" [Italy Pavilion – Milan Expo 2015 / Nemesi] 23 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767186/expo-milao-2015-pavilhao-da-italia-nemesi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.