Boulevard Praça Ñuñoa / PLAN Arquitectos

Boulevard Praça Ñuñoa  / PLAN Arquitectos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: PLAN Arquitectos; PLAN Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11345
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta urbana busca dar continuidade a uma imagem coerente do setor, resgatando as atividades próprias do lugar e dando sentido a uma nova forma de habitar a cidade e os espaços públicos, relacionando o solo com o subsolo, numa "relação vertical".

© Pablo Blanco

A integração comercial e cultural permite que os pedestres e veículos convivam num espaço público harmônico com a presença do edifício Consistorial, como elemento rodeado pela Praça Ñuñoa e o Boulevard da Praça 19 de Abril, como um novo espaço.

Corte Longitudinal

Foram incorporadas ao projeto as calçadas e áreas pedonais da rua Jorge Washington a partir da 19 de Abril até a Irarrázaval e a partir desta até a Dublé Almeyda. 

© Pablo Blanco

Recuperar o espaço público

A Praça no Subsolo finalmente é o elemento central, gera uma fonte de atividade permanente, diária e noturna, de serviço e turismo que potencializa e renova o setor. Foi criado um espaço público no novo plano (subsolo), recuperando uma área destinada a estacionamentos e incorporando a edificação sem afetar o espaço cívico, no mesmo lugar de dois planos distintos, ambos os usos permanecem. 

© Pablo Blanco

Zoneamento

O edifício é desenvolvido em quatro níveis subterrâneos, um primeiro nível para o comércio da praça, junto com outros três níveis de estacionamentos que no total possuem 305 vagas.

© Pablo Blanco

A Praça no Subsolo é conectada por escadas abertas até o espaço superior, favorecendo o acesso livre do público a uma área de permanência. A partir deste espaço também se acessa as circulações verticais para os níveis do estacionamento.

© Pablo Blanco

Estrutura

É considerada uma estrutura de concreto armado tradicional baseada em muros e pilares, onde as lajes atuam como um diafragma rígido permitindo o uso de menos pilares. Foi executado um sistema de capitéis sobre os pilares, obtendo uma estrutura de suporte sem vigas interiores, criando espaços internos abertos e com uma altura menor entre os pavimentos, o que favorece o desenvolvimento de rampas.

Corte Transversal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza Ñuñoa, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Boulevard Praça Ñuñoa / PLAN Arquitectos" [Boulevard Ñuñoa Square / PLAN Arquitectos] 09 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766691/boulevard-praca-nunoa-plan-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.