Casa Patinadores / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura

Casa Patinadores  / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura - Mais Imagens+ 9

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Rozana Montiel Estudio de Arquitectura; Rozana Montiel Estudio de Arquitectura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Chaves
  • Colaboradores: Alin Vázquez Wallach, Aldo Espinobarros
  • Arquiteta Encarregada: Rozana Montiel Saucedo
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Ramiro Chaves

Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação e ampliação da Casa Patinadores, em Colonia Churubusco, Cidade do México, se caracterizou por uma vontade de integrar e revelar o estilo industrial das estruturas mais antigas no conglomerado. O cliente pediu especialmente para que fossem preservadas uma árvore e uma antiga torre de água localizadas no pátio posterior; também solicitou a conservação da casa familiar com telhado de duas águas, que antigamente era a área de jogos e de quadros de serviço de uma outra construção (atualmente tal construção é um edifício de escritórios que divide o jardim central).

© Ramiro Chaves

A estratégia de projeto consistiu em não se abrir a área comum de jardim para manter a privacidade da residência. A única parte que se construiu com frente aberta ao jardim foi o pavilhão de usos múltiplos na parte posterior do terreno. O programa do anexo consistiu em ambientes de serviço e múltiplos banheiros (com acesso interior e exterior) no térreo, e dormitórios e banheiros para os membros da casa no pavimento superior. O objetivo era que o anexo fosse uma estrutura habitacional, auto-suficiente e independente da casa principal. 

Planta Térreo

A reforma criou um diálogo entre os objetos mais proeminentes e díspares da construção. Esse foi o caso da árvore e da torre de água, que assumiram um papel protagonista como marca estilística da construção. A ressonância entre as vigas da torre e a altura da árvore integram a disposição do marco natural com o industrial a partir de seus eixos e materiais. O objetivo era conseguir criar um espaço de destaque aos detalhes estruturais da construção, fazendo deles parte do estilo da casa, demarcando-os e integrando-os ao invés de ocultá-los. 

© Ramiro Chaves

O anexo construído é um cubo de dois pavimentos que exibe um estilo industrial clássico; seu eixo longitudinal é ligeiramente defasado em diagonal para romper com a orientação simétrica da casa. Tanto no processo de construção, quanto no desenho de interiores e acabamentos, utilizou-se o mínimo de materiais possível, quase todos industriais (concreto e alumínio, principalmente).

© Ramiro Chaves

Para a fachada do anexo, experimentou-se um acabamento preto em blocos de concreto. A fachada da casa com telhado de duas águas, por outro lado, foi pintada de branco. O bloco preto de concreto do anexo não apenas contrasta com a superfície plana da casa, mas também coincide com o material da construção, porém sua coloração o faz destoar do tom natural da pedra. Os estilos das construções antiga e moderna se integram a partir das discrepâncias óbvias. 

© Ramiro Chaves

Ambos os conjuntos na residência foram conectados por uma ponte escondida, ladeada por janelas de altura dupla. Deixou-se os blocos pretos do anexo avançarem na parede conectada pela ponte com a finalidade de criar uma continuidade entre a fachada exterior e o acabamento interior; as janelas de altura dupla servem apenas como um limite sutil. A ponte, por sua vez, continua no interior da casa por uma passarela ligeiramente estreita e sombreada que se abre, ao decorrer de alguns metros, a um espaço de grande luminosidade e amplitude com uma luxuosa vista a um dos jardins. 

© Ramiro Chaves

Foi agregada uma sequência de janelas de altura dupla para permitir maior entrada de luz natural nas escadas da casa principal, integrando o jardim. Os interiores receberam acabamento em madeira e o piso de mosaico de mármore (de cor branca no anexo preto, e cor carvão na casa branca).

Corte A

A casa apresenta características que permitem uma vida sustentável. Conta com ventilação cruzada, muita luz natural na fachada sul, captação de água pluvial, sistema de reciclagem de água, painéis solares para aquecimento da água, regulação bioclimática de temperatura, e jardim de horticultura. O pavilhão de usos múltiplos na varanda tem um teto vivo e um piso elevado, os quais o mantém naturalmente fresco.

© Ramiro Chaves

A Casa Patinadores alcança um estilo distinto a partir da valorização da simplicidade estrutural do conjunto. Revela e contrasta os detalhes orgânicos que caracterizam as épocas convergindo na construção; consegue expor suas diferenças e as coloca em ressonância ao invés de tentar mascará-las. A ampliação e reforma fazem coincidir perfeitamente a economia no processo de construção com a funcionalidade do estilo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Patinadores / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura" [Casa Patinadores / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura] 11 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766454/casa-patinadores-rozana-montiel-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.