Residência para ver o céu/ Abraham Cota Paredes Arquitectos

Residência para ver o céu/ Abraham Cota Paredes Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Zapopan, México
  • Arquitetos: COTAPAREDES Arquitectos; Abraham Cota Paredes Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  229
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Colaboradores: Álvaro Beruben Galván, ESTUDIO HIDALGO
  • Construtora: Abraham Cota Paredes Arquitectos
  • Engenharia Estrutural: ROMVIR ingeniería
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência expressa a busca por uma arquitetura introspectiva, uma arquitetura que se envolve em si mesma, onde a intimidade é o maior presente.

© Onnis Luque

O projeto é a evolução da estrutura de concreto moldada in loco, uma ideia que surgiu através da construção de moradias em condomínios fechados, onde a busca pela privacidade e a riqueza do interior são mecanismos de introspecção. O terreno, entre empenas, localiza-se em uma das bordas do bosque de primavera na cidade de Guadalajara, México. A distribuição responde a orientação do terreno: leste-oeste.

© Onnis Luque

Os espaços da sala de jantar/estar estão ao leste para receber a luz e o calor da manhã através de grandes aberturas e os serviços estão orientados ao oeste e norte.

Planta - Superior

Para conferir privacidade, levanta-se uma parede de concreto que evita a vista para a rua e para as garagens, criando um jardim interior que se torna o coração da residência, uma espécie de pavilhão aberto, rodeado de verde. A escada fica oculta entre os muros, dividindo as áreas públicas e privadas.

© Onnis Luque

A parede de concreto funciona como o elemento estrutural principal da residência. Graças ao grande trabalho na fase do desenho estrutural, foi possível obter uma solução limpa, carente de elementos verticais, limpando o espaço e ao mesmo tempo produzindo o efeito de que a maior parte do peso da residência repousa unicamente na extrema direita da parede de concreto.

© Onnis Luque

No pavimento superior, as paredes perimetrais prolongam-se para frente, flutuando sobre o jardim e garagem, fechando a residência em si mesma, obrigando o usuário a levantar os olhos para o céu e descobrir a relação com o jardim no térreo. A residência lhe prende assim que cruza o muro de concreto, e então você se vê rodeado por uma arquitetura que parece querer envolver e obrigar-lhe a descobri-la.

© Onnis Luque

O resultado formal parece ser dois paralelepípedos sobrepostos, com as aberturas necessárias para emoldurar as vistas. Um fina fresta divide a parede de concreto em duas, justo onde se delimita o quadrado do retângulo áureo. 

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para ver o céu/ Abraham Cota Paredes Arquitectos" [Casa para ver al cielo / Abraham Cota Paredes Arquitectos] 02 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766016/residencia-para-ver-o-ceu-abraham-cota-paredes-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.